Você S.A.: descubra como alcançar o sucesso na carreira

Por:luisfernando
Blog

12

Feb 2019

A maioria dos profissionais não têm consciência de que são, na verdade, donos de um empreendimento. Não se trata de um estabelecimento físico, com sede e funcionários. Porém, administrar bem esse “negócio” é fundamental para a realização profissional, boa remuneração e a qualidade de vida que o sucesso proporciona. Ainda não sabe que empresa é essa? Estamos falando da sua carreira!

Então, se você ainda não tinha pensado na sua carreira como um empreendimento, não perca este post! Vamos falar sobre a importância de planejar estrategicamente seu crescimento profissional e mostrar como fazer isso. Continue a leitura!

A importância de tomar as rédeas da própria carreira

 

O mercado de trabalho mudou bastante nas últimas décadas. Até algum tempo atrás, a expectativa de muitos profissionais era entrar em uma empresa em uma vaga operacional, demonstrar dedicação, obter sucessivas promoções até alcançar cargos de gerência ou direção.

Existem muitos exemplos desse tipo de progressão na carreira. Não é incomum escutar histórias de pessoas que começaram como office-boys em determinadas companhias e se aposentaram lá em cargos de liderança. Porém, hoje em dia esses relatos estão cada vez mais raros.

O mundo mudou muito e o mercado não ficou de fora dessa transformação. Atualmente, os profissionais têm uma série de alternativas para promoverem a própria ascensão profissional e podem fazer isso passando por várias empresas ou até mesmo seguindo uma carreira individual. Também não se pode negar que, devido à alta competitividade, as organizações estão muito mais exigentes.

Por isso, a visão do profissional também precisa mudar. Ele já não pode vincular o seu sucesso a uma única empresa e esperar dela promoções ou chances de crescimento quase automáticas ou por tempo de serviço. É importante que ele enxergue sua carreira como um negócio próprio e tome decisões estratégicas para alcançar seus objetivos.

Então, se sua carreira é seu negócio, que tal começar a cuidar dela como um gestor cuida de uma empresa? Quer saber como fazer isso? Veja o próximo tópico!

Como gerenciar sua carreira de forma estratégica

 

O que o gestor de uma empresa faz para promover o crescimento do negócio? Selecionamos algumas dessas ações e as adaptamos para o gerenciamento de carreira. Confira o resultado!

 

1. Estude as tendências do mercado

As empresas ficam sempre antenadas ao que está acontecendo no mercado e às tendências de consumo. Afinal, elas sabem que o que faz sucesso hoje pode não estar mais na moda amanhã, e quem não se adapta rapidamente perde espaço e dinheiro. Identificar as necessidades dos consumidores que outros negócios não suprem é encontrar uma oportunidade de se destacar e conquistar clientes.

Na sua carreira, é importante ter a mesma mentalidade. Fique de olho no mercado e descubra quais são as principais necessidades dos clientes que você pretende atingir, sejam eles pessoas comuns ou empresas para as quais pretende trabalhar.

Verifique qual é o profissional que eles têm dificuldade para encontrar no mercado e as áreas que estão em expansão. Essas são atividades que terão alta demanda e quem estiver preparado para oferecer soluções satisfatórias com certeza terá a chance de captar bons clientes ou conseguir uma vaga no setor. Então, qualifique-se para essas posições.

 

2. Invista no marketing pessoal

Feche os olhos e pense nas 5 primeiras marcas de produtos que vêm à sua mente. Agora responda sinceramente: essas empresas investem em marketing? Provavelmente, sua resposta foi sim! Elas fazem questão de se comunicar com os consumidores com frequência, seja por meio de comerciais na TV, presença digital, outdoors ou outros recursos.

Aplique isso à sua carreira e invista no seu marketing pessoal. Afinal, como as pessoas saberão que você é um ótimo profissional se não existe uma iniciativa da sua parte para mostrar isso? Participe de eventos, divulgue seu trabalho na web, produza conteúdo para tirar dúvidas das pessoas. Tornar-se uma referência na área pode render muitas indicações, tanto de clientes particulares como de empresas.

 

3. Participe de grupos estratégicos

Muitas empresas trabalham com parcerias. Os gestores participam de eventos onde eles conhecem administradores de outros negócios que atingem o mesmo público-alvo. Assim, eles indicam os serviços uns dos outros e conseguem bons contratos.

Aplique esse princípio também à sua carreira. Invista no que os especialistas chamam de networking — uma rede de contatos que consegue se ajudar profissionalmente, tanto para trocar conhecimentos quanto para realizar excelentes negócios. Essas pessoas podem indicá-lo para uma vaga ou contratá-lo quando houver oportunidade.

 

4. Prepare-se para avaliações

O profissional que quer crescer deve entender que seu acesso às oportunidades sempre acontecerá por meio de avaliações. Nas empresas privadas, isso significa participar de processos seletivos que costumam ser cada vez mais criteriosos, conforme a importância do cargo.

Já no setor público, o ingresso acontece por meio de concursos públicos. É importante estudar os requisitos de cada um e ver o que cada órgão exige. Também é necessário pensar em estratégias para se diferenciar dos outros candidatos.

Titulações, por exemplo, costumam valer pontos. Assim, especializações podem colocá-lo à frente de quem conseguiu a mesma pontuação na prova e garantir a vaga desejada. Então, é importante dar uma olhada em editais anteriores e investir em pós-graduações que oferecem a possibilidade de obter certificados a curto prazo e facilitar sua classificação.

 

5. Atualize-se permanente

Você já parou para pensar em quantas atividades nós realizamos hoje em dia de uma forma completamente diferente do que fazíamos 10 anos atrás? Mudamos nosso jeito de pagar contas, pedimos carros por aplicativos, compramos pela internet…

Tudo isso provocou muitas alterações no mercado e no comportamento do consumidor. Portanto, os profissionais e empresas precisam se preparar para atender essas novas demandas. E não é possível fazer isso com o mesmo conhecimento e mentalidade de 10 ou 15 anos atrás!

Então, invista em atualização! A especialização deixou de ser uma iniciativa pontual, que o profissional fazia uma vez na vida, obtinha o título e estava com o sucesso garantido. Atualmente, a formação precisa ser contínua. Só assim o profissional tem condições de realmente enfrentar os novos desafios que o mercado apresenta a cada dia.

Entendeu que sua carreira é seu empreendimento e que precisa conduzi-la de forma estratégica? Gostou das nossas dicas? Quer ter outras sugestões para acelerar seu crescimento profissional e alcançar o sucesso?

Então, não perca tempo! Siga nossas páginas no Facebook, Instagram e LinkedIn para acompanhar nossas publicações em primeira mão e receber dicas imperdíveis de carreira! Nos encontramos por lá!


Compartilhe:

Faculdade Dom Alberto
Seja nosso parceiro, monte um polo de graduação EAD em sua cidade e conte com uma equipe especializada para auxiliar no crescimento de suas turmas, com a melhor remuneração do mercado.
Sim, tenho interesse!No momento não tenho interesse.

Deixe seu nome completo, (DDD)+Telefone, e-mail e escolha a opção desejada. Entraremos em contato com você.




 
Obrigado por escolhar a Dom Alberto.

R. Ramiro Barcelos, 892 - Centro, Santa Cruz do Sul - RS, 96810-054

0800 006-6370

contato@domalberto.edu.br