Você conhece a modalidade de ensino 1:1? Descubra porque ela está se tornando uma tendência mundial!

Por:digitalpixel
Blog

22

Mar 2019

Se o seu plano é conquistar um alto cargo na hierarquia da empresa, prestar um concurso público ou alcançar a estabilidade financeira, tudo isso depende de sua própria capacidade para impulsionar sua carreira. Porém, pode ser frustrante se esforçar para isso e ao mesmo tempo ter que se adequar ao ritmo de uma turma ou curso que não demonstra o mesmo empenho. Talvez a melhor solução para você seja a modalidade de ensino 1:1 — já ouviu sobre essa tendência?

Pois é exatamente esse o tema do nosso post. Então, se você quer descobrir como progredir rápido, em seu próprio ritmo e acelerar seu crescimento profissional, continue a leitura! Vamos falar sobre as vantagens dessa modalidade de ensino.

O que é a modalidade de ensino 1:1?

A modalidade 1:1 ou tecnologia 1:1 é um conceito que dissemina a ideia de que o ensino deve acontecer com um aluno para cada dispositivo tecnológico. Ela está se transformando em uma grande tendência mundial, que tem sido aplicada tanto na educação básica quanto em cursos direcionados a jovens e adultos.

O interesse nessa modalidade é tão grande que gigantes do setor de tecnologia estão trabalhando para desenvolvê-la. A Apple é um exemplo de organização que está trabalhando não só para que o ensino 1:1 aconteça, mas desenvolvendo pesquisas para comprovar sua eficácia e melhorar seus resultados.

Quais são as vantagens da modalidade de ensino 1:1?

Essa modalidade de ensino tem uma série de vantagens. Saiba quais são as principais:

1. Progresso no ritmo do estudante

O aluno tem condição de rever um tópico quantas vezes considerar importante para entender plenamente o assunto. Ele não precisa seguir a turma ou o cronograma do professor, que nem sempre é adequado para atender suas necessidades.

Por outro lado, existem outros estudantes que querem acelerar seu progresso, e o ensino 1:1 beneficia principalmente esse grupo. Se ele já demonstra domínio de um conteúdo, pode cumprir os requisitos (trabalhos, relatórios, projetos) rapidamente e passar para o próximo tópico.

2. Flexibilidade

Um dos maiores desafios de quem já está no mercado de trabalho é conciliar sua atividade profissional com a rotina de estudos. Nem sempre é possível se deslocar até a faculdade para fazer um curso de pós-graduação ou dedicar um dia definido para essa atividade.

A modalidade 1:1 é muito flexível. Como a pessoa só precisa de um dispositivo conectado à internet, ela pode estudar em qualquer lugar e a qualquer momento. Assim, se ela está no horário do almoço, é possível ter acesso ao conteúdo dentro do próprio local de trabalho. Mesmo em casa, ela consegue realizar o curso sem perder tempo com deslocamentos.

3. Conquista da autonomia

A Apple tem feito vários estudos a respeito desse modelo. Uma das conclusões às quais ela chegou foi de que 75% dos estudantes conseguiram assumir o controle sobre sua própria aprendizagem. Nas instituições que não usam essa modalidade, a porcentagem não passa de 40%.

E por que essa autonomia é tão importante? Em um mundo que muda constantemente, o profissional precisa estar preparado para aprender sempre. Ele não pode depender apenas da orientação de instituições educacionais. A evolução deve ser uma iniciativa própria.

Por isso, quem consegue usar a tecnologia para manter-se atualizado tem grandes chances de se destacar no mercado.

4. Engajamento

Na modalidade 1:1, o aluno não consegue concluir o curso de forma passiva. Ele precisa ler o material disponibilizado, realizar atividades, entregar projetos e desenvolver trabalhos. Portanto, ele não é simplesmente um ouvinte, mas um sujeito ativo na construção do conhecimento.

5. Resultados

Quando a pessoa estuda com um dispositivo tecnológico, suas chances de concentrar sua atenção nele é muito maior do que a de manter-se atento em uma sala de aula. Não existem divagações, conversas paralelas ou distrações que prejudicam o aproveitamento do tempo e a aprendizagem.

Mais um vez citando os estudos da Apple, eles indicaram que os estudantes da modalidade de ensino 1:1 conseguiram melhorar seu desempenho em testes e avaliações. Portanto, trata-se de um método efetivo para se apropriar de conceitos e construir conhecimento.

6. Redução de custos

Os materiais utilizados para o ensino 1:1 podem ser replicados infinitamente. Com isso, a faculdade consegue oferecer seus cursos a alunos próximos e distantes, diluindo seus custos e oferecendo preços acessíveis ao mercado.

Também não podemos nos esquecer de que essa modalidade permite que pessoas de locais distantes tenham acesso a cursos que não estão disponíveis presencialmente em suas cidades. Dessa forma, elas não ficam limitadas às poucas opções que teriam sem essa modalidade.

Como um profissional pode se beneficiar com o ensino 1:1?

Aqui no blog, nós já falamos o quanto é importante que o profissional tenha um Plano de Desenvolvimento Individual. Nesse documento, ele traça quais são os passos para alcançar seus objetivos de carreira, descrevendo as ações necessárias e os prazos.

O ensino 1:1 permite que o profissional cumpra esses prazos ou, em muitos casos, que acelere seu crescimento. Uma forma de fazer isso é optar por uma especialização intensiva. Dependendo de sua dedicação aos estudos, ele pode concluir o curso e obter o certificado em 3 ou 6 meses.

Outra possibilidade é aproveitar os momentos em que as instituições presenciais estão em férias para investir na própria formação. Os meses de dezembro e janeiro, por exemplo, quase são suficientes para concluir uma pós-graduação intensiva. O aluno não precisa esperar o período certo de matrículas ou o início das aulas para promover seu sucesso e acelerar o andamento do PDI.

O ensino 1:1 já é praticado em várias instituições do país. Embora as faculdades não utilizem esse nome, esse é o modelo que está por trás de boa parte dos cursos de Educação a Distância (EAD) que permitem ao aluno progredir em seu próprio ritmo.

Finalmente, o ensino 1:1 é a melhor solução para quem quer cumprir ou acelerar seu Plano de Desenvolvimento Individual preparando-se para atingir o sucesso mais rapidamente. Ele é uma ótima opção para profissionais decididos que estão dispostos a empregar o máximo de esforço agora para alcançar o resultado esperado em um curto prazo.

Você ainda não construiu o seu Plano de Desenvolvimento Individual? Não perca mais tempo! Baixe nosso e-book gratuito agora mesmo e saiba o passo a passo para criar esse documento e impulsionar sua carreira!


Compartilhe:

Faculdade Dom Alberto
Seja nosso parceiro, monte um polo de graduação EAD em sua cidade e conte com uma equipe especializada para auxiliar no crescimento de suas turmas, com a melhor remuneração do mercado.
Sim, tenho interesse!No momento não tenho interesse.

Deixe seu nome completo, (DDD)+Telefone, e-mail e escolha a opção desejada. Entraremos em contato com você.




 
Obrigado por escolhar a Dom Alberto.

R. Ramiro Barcelos, 892 - Centro, Santa Cruz do Sul - RS, 96810-054

0800 006-6370

contato@domalberto.edu.br