2. Revista de Contabilidade Dom Alberto (ISSN 2317-6148)

Sobre a Revista

Contato

Revista de Contabilidade Dom Alberto
Coordenação de Pós-Graduação e Publicação
Faculdade Dom Alberto
Rua Ramiro Barcelos, 892, Centro, CEP 96.810-054.
Santa Cruz do Sul – Rio Grande do Sul – Brasil.
Telefone: (55) 51 2106.6370

Envio de artigos

revista.contabilidade@domalberto.edu.br

Bibliotecária:
Sra. Maria José Siqueira
maria.biblioteca@domalberto.edu.br

Equipe Editorial

Editor Geral

Prof. Dr. Rodrigo da Silveira Kappel

Faculdade Dom Alberto (FDA)

Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil

Comitê de Política Editorial

Prof. Dr. Rodrigo da Silveira Kappel, Faculdade Dom Alberto (FDA), Santa Cruz do Sul, RS, Brasil.

Prof. Dr. Ernani Ott, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Porto Alegre, RS, Brasil.

Profª. Dra. Márcia Bianchi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil.

Profa. Dra. Márcia Zanievicz da Silva, Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, SC, Brasil.

Prof. Dr. Vinícius Costa da Silva Zonatto, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS, Brasil.

Corpo Editorial Científico

Profª. Dra. Márcia Bianchi (UFRGS)
Prof. Dr. Vinícius Costa da Silva Zonatto (FURB)
Prof. Ms. Daniel Bartz (UNISINOS)
Profª. Dra. Giovana Souza Freitas (UniRitter)
Prof. Dr. Ernani Ott (UNISINOS)
Prof. Dr. Adolfo Alberto Vanti (UNISINOS)
Profa. Dra. Márcia Zanievicz da Silva (FURB; UNERJ)
Profª. Dra. Marguit Neumann Gonçalves (UEM)

Prof. Dr. Adolfo Alberto Vanti, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Porto Alegre, RS, Brasil.

Profª. Dra. Giovana Souza Freitas, Centro Universitário Ritter dos Reis, Porto Alegre, RS, Brasil.

Profª. Dra. Marguit Neumann Gonçalves, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR, Brasil.

Profª. Dra. Rosane Maria Seibert, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Santo Ângelo, RS, Brasil.

Profª. Dra. Tâmara Silvana Menuzzi Diverio, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Frederico Westphalen, RS, Brasil.

 

Consultores Ad Hoc

Lista publicada anualmente no último número da Revista de Contabilidade Dom Alberto

Políticas

Foco e Escopo

A Revista de Contabilidade Dom Alberto, com periodicidade de publicação semestral, é uma iniciativa das Coordenações de Pós-Graduação e Publicação, e do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade Dom Alberto, de Santa Cruz do Sul/RS. O seu foco temático é publicar artigos inéditos em Contabilidade e Controladoria sobre temas que contribuam para a ampliação das reflexões, proporcionando a troca de informações atuais sobre as áreas de interesse da revista.

A Revista de Contabilidade Dom Alberto foi avaliada em 2015 e possui Classificação Qualis/Capes-2015: B4 na área de Administração, Ciências Contábeis e Turismo. A revista também está buscando indexação na avaliação Qualis/Capes para o próximo triênio na área de Engenharia III. Dessa forma, os artigos poderão abordar os diferentes assuntos relacionados à Contabilidade, a Controladoria, e ao Processo de Gestão das Organizações. Poderão ser aceitos os artigos submetidos e aprovados em eventos científicos da área (congressos, simpósios) desde que seja explicitado essa referência em nota de rodapé, e, caso aprovados, serão publicados na Revista de Contabilidade Dom Alberto, uma vez que a publicação de artigos em anais de eventos científicos é considerada publicação provisória.

Missão: Disseminar o conhecimento em Contabilidade e Controladoria, por meio de obras intelectuais de qualidade e em níveis de pós-graduação.
Objetivo: Divulgar de modo eletrônico as contribuições de pesquisadores das diversas áreas vinculadas a Contabilidade e a Controladoria, com o intuito de proporcionar ao leitor artigos de qualidade, disseminando assim o conhecimento nas áreas de pesquisa da revista.
Público Alvo: Professores, Pesquisadores, Discentes de cursos de Pós-graduação e profissionais com desejo de aprimoramento.

Políticas de Seção

A Revista de Contabilidade Dom Alberto publica artigos inéditos, resultantes de pesquisas científicas em andamento ou concluídas que atendam o foco e escopo da revista, bem como a chamada para publicação de cada edição do periódico e que estejam organizados segundo as normas da revista. Essas normas seguem o padrão ABNT para formatação de artigos científicos. É aberta à colaboração de pesquisadores, professores doutores, doutorandos e mestrandos de universidades e centros de pesquisa do Brasil e do exterior, além de especialistas e pessoas de notório saber sobre o tema em pauta.

Processo de Avaliação Pelos Pares

Os artigos submetidos à Revista de Contabilidade Dom Alberto (ISSN 2317-6148) devem estar de acordo com o tema proposto na Chamada para Publicação e serão analisados pelo sistema blind review, garantindo-se, portanto, o anonimato de autores e pareceristas durante todo o processo de avaliação. A publicação dos trabalhos está condicionada, primeiramente, a parecer favorável do Editor Geral ou do Conselho Editorial, verificando-se a adequação do texto em relação ao foco/escopo da publicação e as normas de formatação da revista. Após a avaliação inicial, os artigos podem ser aceitos e prosseguir para avaliação dos revisores ou rejeitados. Os artigos aprovados nesta fase da avaliação são encaminhados para, no mínimo, dois avaliadores do corpo editorial científico ou avaliadores Ad hoc que emitirão parecer final sobre o mesmo. O parecer final indicará se o artigo avaliado será: “recomendado para publicação”; “recomendado depois de realizadas as modificações sugeridas”; ou, “não recomendado para publicação”. Após esta etapa do processo de avaliação, em caso de solicitação de realização das modificações sugeridas, o artigo é reencaminhado aos autores para que sejam realizadas as alterações e correções solicitadas pelos avaliadores, e, após recebido, se possa dar continuidade ao processo de revisão da nova versão ajustada do artigo. O processo de avaliação é finalizado quando ocorre a comunicação final aos autores da decisão editorial, sendo esta: “aprovado para publicação” ou “rejeitado para publicação”. Os artigos submetidos são avaliados com base em critérios previamente estabelecidos pelo Comitê de Política Editorial. Para tanto, foi elaborado o seguinte instrumento de avaliação:

  1. O tema é atual, relevante e oportuno.
  2. O título do artigo expressa o conteúdo do mesmo?
  3. A introdução traz uma discussão problematizada do contexto do trabalho realizado e justifica sua importância.
  4. O artigo traz contribuição científica para a contabilidade ou área conexa.
  5. O problema investigado é relevante para a área.
  6. O objetivo do trabalho está claro e bem definido.
  7. A estrutura do texto é clara e adequada a um trabalho científico.
  8. A linguagem é clara e concisa. A leitura é fluida e agradável.
  9. A base teórico-conceitual é adequada a abordagem proposta no artigo.
  10. A metodologia da pesquisa é clara, adequada e consistente com os objetivos do trabalho.
  11. A análise dos dados e resultados é adequada e articulada com os objetivos e com a metodologia escolhida.
  12. O texto está bem escrito em termos de ortografia, pontuação, concordância verbal, concordância nominal etc.
  13. A conclusão é coerente, clara e objetiva.
  14. As referências que sustentam o trabalho é atual e inclui trabalhos seminais, consagrados na área.

Comentários ao Editor:

Comentários aos Autores:

– Pontos Fortes:

– Pontos Fracos:

Parecer Final:

( ) Recomendado para publicação.

( ) Recomendado depois de realizadas as modificações sugeridas.

( ) Não recomendado para publicação.

Anualmente, na última edição da Revista de Contabilidade Dom Alberto, é publicada a Lista de Revisores/Consultores Ad Hoc que contribuíram no processo de avaliação dos artigos.

Periodicidade

A periodicidade de publicação da Revista de Contabilidade Dom Alberto é semestral.

Política de Acesso Livre

Esta revista, disponibilizada apenas no formato on line, oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Arquivamento

Esta revista também está disponível para consulta Base de Dados Dom Alberto (PHL).

Submissões

Sistema de Submissão: fluxo contínuo

Os manuscritos podem ser submetidos em qualquer data. Assim que forem enviados, serão designados os avaliadores e, em caso de aprovação, serão incorporados no próximo número a ser publicado.

Submissões Online

revista.contabilidade@domalberto.edu.br

Sistema de Publicação

Os trabalhos aceitos para publicação e que tiveram os procedimentos editoriais encerrados serão imediatamente publicados na versão eletrônica. Isso será feito até que se encerre a composição de um novo fascículo.

Diretrizes para Autores

1. Os artigos enviados para a Revista de Contabilidade Dom Alberto devem estar relacionados com a área temática de interesse da revista e serem inéditos. Serão submetidos à avaliação do conselho editorial e do corpo editorial científico ou avaliadores Ad hoc, sendo emitido parecer sobre o texto, podendo rejeitá-lo ou aceitá-lo.

2. Os textos devem ser enviados em forma digital para o e-mail

revista.contabilidade@domalberto.edu.br.

3. No corpo do e-mail, o autor deve informar seu endereço completo, telefone, filiação institucional e endereço eletrônico.

4. Os artigos deverão ser apresentados em português, deverão ter de 15 a 25 páginas, incluídos os elementos não-textuais (tabelas, figuras e gráficos). Devem ser formatados segundo as normas da revista. Textos que não obedecerem às normas não serão aceitos.

5. Artigo submetido à apreciação para publicação deverá apresentar as características técnicas apontadas a seguir. Deverá estar formatado em: os arquivos em Word (.doc), Folha – A4, as medidas para as margens de uma folha A4 são: esquerda e superior de 3cm; direita e inferior de 2cm. A entrada de parágrafo de 1,25cm, espaçamento entre linhas 1,5 cm e espaçamento de 6 pontos antes e 6 pontos depois entre títulos e subtítulos.

6. O título do artigo deve ser centralizado, em caixa alta, fonte Arial 12 e em negrito. Duas linhas abaixo do título, à direita, devem (m) constar o (s) nome (s) do (s) autor (es), com letras maiúsculas somente para as iniciais. Para cada nome de autor deve ser inserida uma nota de rodapé com numeração em arábico, apresentando a formação, a instituição onde atua e e-mail.

7. O Resumo deverá ressaltar o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do trabalho, (mínimo de 150 e máximo de 200 palavras cada um), a fonte Arial tamanho 10 espaços simples.

8. Duas linhas abaixo do resumo, deve aparecer a expressão Palavras-chave, seguida de dois-pontos, em negrito e alinhada à esquerda e as palavras-chaves devem ser 03 (três) apresentadas.

9. Duas linhas abaixo das palavras-chave, deve ser apresentado o Abstract e as Keywords, respectivamente.

10. Citações de até três linhas devem estar no corpo do texto, entre aspas. Caso as citações ultrapassem três linhas, deverão ser formatadas sem aspas, em fonte Arial, tamanho 10, espaço simples e em bloco com recuo de 4cm, 6 pontos antes e depois.

11. Após cada citação, deverá vir a sua referência bibliográfica, no formato: (SOBRENOME DO AUTOR, data de publicação, número das páginas). Por exemplo: (CANDIDO, 1995, p. 114). Ao final do texto, todas fontes citadas deverão ser apresentadas nas referências.

12. As Referências, devem ser em espaço simples entre linhas, fonte Arial, tamanho 11, e seguir as normas da ABNT (NBR-6023). Exemplos:

ATENÇÃO: as obras que tiverem registro internacional do tipo DOI da CrossRef devem ter ao final o número de registro, como segue no exemplo abaixo:

SILVA, C. E.; PINTO, J. B.; GOMES, L. J. Ecoturismo na Floresta Nacional do Ibura como potencial fomento de sociedades sustentáveis. Revista Nordestina de Ecoturismo, Aracaju, v.1, n.1, p.10-22, 2008. DOI: http://dx.doi.org/10.6008/ESS1983-8344.2008.001.0001.

ATENÇÃO: O “et al.” só pode ser utilizado nas CITAÇÕES e não nas REFERÊNCIAS, onde deve constar obrigatoriamente o nome de todos os autores.

De forma genérica as referências devem ter os seguintes elementos: autor (quem?); título (o que?); edição; local de publicação (onde?); editora, e data de publicação da obra (quando?).

Seguem orientações especificas para listagem de referências de alguns tipos mais usuais de obras consultadas:

a) periódicos (artigos de revistas cientificas)

ARAÚJO, P. C.; CRUZ, J. B.; WOLF, S. M.; RIBEIRO, T. V. A. R. Empreendedorismo e educação empreendedora: confrontação entre a teoria e a prática. Revista de Ciência da Administração, Florianópolis, v.8, n.15, p.45-67, 2006.

TAYRA, F.; RIBEIRO, H. Modelos de indicadores de sustentabilidade: síntese e avaliação crítica das principais experiências. Saúde e Sociedade, São Paulo, v.15, n.1, p.84-95, 2006.

b) livros

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2007.

c) capítulos de livro

BOO, E. O planejamento ecoturístico para áreas protegidas. In: LINDBERG, K.; HAWKINS, D. E. Ecoturismo: um guia para planejamento e gestão. São Paulo: Senac, 1999. p.65-80.

d) anais de eventos

SILVA, C. E. Ecoturismo no Horto Florestal do Ibura como potencial fomento de sociedades sustentáveis. In: ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, 9. Anais. Guarapuava: Unicentro, 2006. CD-ROM.

e) revistas de noticias

NILIPOUR, A. H.; BUTCHER, G. D. Manejo de broilers: las primeras 24 horas. Industria Avicola, Mount Morris, v.46, n.11, p.34-37, nov. 1999.

f) teses, dissertações e monografias

CARVALHO, F. Práticas de planejamento estratégico e sua aplicação em organizações do terceiro setor. Dissertação (Mestrado em Administração) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004.

BETTIOL JÚNIOR, A. Formação e destinação do resultado em entidades do terceiro setor: um estudo de caso. Tese (Doutorado em Ciências Contábeis) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.

g) leis ou normas jurídicas

BRASIL. Lei no 11.428 de 22 de dezembro de 2006. Dispõe sobre a utilização e proteção da vegetação nativa do bioma Mata Atlântica, e dá outras providências. Brasília, 22 Dez 2006.

SERGIPE. Decreto no 13.713 de 14 de junho de 1993. Institui a criação da Área de Proteção Ambiental Morro do Urubu. Aracaju, 14 Jun. 1993.

h) documentos governamentais ou empresariais

BRASIL. Diretrizes e prioridades do plano de ação para implementação da Política Nacional da Biodiversidade. Brasília: MMA, 2006.

PETROBRAS. Indicadores de desenvolvimento sustentável: campos de petróleo e gás 2008. Rio de Janeiro: CENPES, 2009. MMA; MEC. Coletivos jovens de meio ambiente: manual orientador. Brasília: Dreams, 2005.

i) Artigos de periódicos on-line

MALOFF, Joel. A internet e o valor da “internetização”. Ciência da Informação, Brasília, v. 26, n. 3, 1997. Disponível em: <http://www.ibict.br/cionline/&gt;. Acesso em: 18 mar. 1998.

Condições para Submissão

Como parte integrante do processo de submissão, os autores deverão verificar a conformidade com os itens abaixo:

A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista

Declaro que meu artigo não foi publicado na íntegra em outro periódico.

Aceito submeter o meu artigo as normas da Revista de Contabilidade Dom Alberto.

Aceito publicar meu artigo sem nenhuma remuneração;

Aceito atuar como revisor da Revista de Contabilidade Dom Alberto

Declaro que os Direitos Autorais dos artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista e, em virtude do acesso público à revista, declaro que os artigos são de uso gratuito.

Declaração de Direitos Autorais

Por meio deste instrumento, em meu nome — e em nome dos demais autores porventura existentes —, cedo os direitos autorais do referido artigo à Faculdade Dom Alberto e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso, submeterá o infrator as sanções e penais previstas na Lei de proteção de Direitos Autorais (n.9609 de 19/02/98). A declaração deverá ser enviada em anexo no e-mail, com os arquivos dos artigos para avaliação.

Direitos e Responsabilidade dos Autores

As ideias contidas nos trabalhos são de inteira responsabilidade dos autores.

Não se aceitam artigos com mais de cinco autores.

Não serão publicados mais de um artigo do mesmo autor em cada número da revista.

Aceitam-se submissões de pesquisadores doutores, mestres, mestrandos, especialistas e pessoas de notório saber no tema em pauta.

A revista dedica preferencialmente 40% de seu espaço a submissões de doutores (ou doutorandos) e mestres (ou mestrandos). A qualidade dos artigos submetidos poderá causar variações nessa proporção, ampliando ou reduzindo o percentual dedicado a mestres e doutores.

Buscam-se submissões que representem contribuição original ao tema em estudo.

Não serão publicados artigos fora da temática proposta na Chamada de Publicação.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Indexadores

Latindex

Edição Atual

Revista de Contabilidade Dom Alberto, v. 3, n. 2, 2018

Edições Anteriores

Revista de Contabilidade Dom Alberto, v. 3, n. 1, 2018

Revista de Contabilidade Dom Alberto, v. 2, n. 2, 2017

Revista de Contabilidade Dom Alberto, v. 2, n. 1, 2017

Revista de Contabilidade Dom Alberto, v. 1, n. 10, 2016

Revista de Contabilidade Dom Alberto, v. 1, n. 9, 2016

Revista de Contabilidade Dom Alberto, v. 1, n. 8, 2015

Revista de Contabilidade Dom Alberto, v. 1, n. 7, 2015

Revista de Contabilidade Dom Alberto, v. 1, n. 6, 2014

Revista de Contabilidade Dom Alberto, v. 1, n. 5, 2014

Revista de Contabilidade Dom Alberto, v. 1, n. 4, 2013

Revista de Contabilidade Dom Alberto, v. 1, n. 3, 2013

Revista de Contabilidade Dom Alberto, v. 1, n. 2, 2012

Revista de Contabilidade Dom Alberto, v. 1, n. 1, 2012

Faculdade Dom Alberto
Seja nosso parceiro, monte um polo de graduação EAD em sua cidade e conte com uma equipe especializada para auxiliar no crescimento de suas turmas, com a melhor remuneração do mercado.
Sim, tenho interesse!No momento não tenho interesse.

Deixe seu nome completo, (DDD)+Telefone e sem e-mail. Entraremos em contato com você.




Obrigado por escolhar a Dom Alberto.

R. Ramiro Barcelos, 892 - Centro, Santa Cruz do Sul - RS, 96810-054

0800 006-6370

contato@domalberto.edu.br