Trabalho e estudo: como conciliar essas atividades para alavancar a carreira?

Por:digitalpixel
Blog

22

Apr 2019

Basta olhar em volta para ver como o mundo mudou nos últimos anos. As empresas evoluíram, incorporaram ferramentas digitais e sofreram um forte impacto da globalização. Diante disso, o profissional não pode ficar estagnado. Ele precisa se manter atualizado. Mas para quem já está no mercado, conciliar trabalho e estudo é um desafio que ameaça o projeto de formação contínua.

Você também enfrenta esse problema? Já percebeu que precisa investir em educação continuada mas tem dificuldade para conciliar sua atividade profissional com a especialização? Então, este post foi feito para ajudá-lo! Confira nossas dicas e descubra como otimizar sua rotina para não colocar sua ascensão na carreira em risco.

Por que é necessário conciliar trabalho e estudo?

Há algum tempo atrás, o diploma da faculdade era suficiente para dar ao profissional um diferencial competitivo no mercado de trabalho. A graduação melhorava automaticamente a empregabilidade, fazendo com que o candidato saísse à frente de muitos outros em processos seletivos.

Porém, essa não é a realidade atual. A graduação se tornou um requisito essencial, um critério mínimo para a contratação. Então, hoje em dia, o profissional compete com pessoas que investiram em uma especialização, e ele não pode ficar para trás. É fundamental voltar à universidade para a formação continuada.

Mas se você acredita que voltar à universidade é uma missão impossível, nós vamos mostrar que não. Apesar de passar boa parte do seu tempo no ambiente corporativo, vamos mostrar dicas para otimizar seu tempo e conciliar trabalho e estudo com tranquilidade.

Como conciliar trabalho e estudo?

Não vamos negar que é necessário ter garra e disciplina para conciliar trabalho e estudo. Porém, algumas dicas práticas vão ajudá-lo a tornar essa tarefa mais fácil e concentrar seu tempo e esforços na aprendizagem.

1. Reserve um dia para os estudos

A boa notícia é que, nos cursos de pós-graduação, você não precisa ir à universidade todos os dias. Geralmente, o programa é feito para que o aluno consiga completá-lo com uma ou duas aulas por semana.

Se o curso for presencial, você não terá outra alternativa: é preciso reservar aquele dia específico da semana e comparecer às aulas. Porém, hoje existem muitos cursos a distância que permitem um pouco mais de flexibilidade. Isso facilita a administração do tempo para trabalho e estudo.

Portanto, se a sua opção for um curso online, o ideal é que você reserve um dia para as aulas e trabalhos. Faça daquele momento o seu compromisso com a sua educação continuada e evite, a todo custo, marcar outros eventos para esse horário.

No entanto, se isso acontecer, uma boa sugestão para não deixar a matéria acumular é antecipar a sua aula. Então, se o seu dia reservado é a quinta mas existe um compromisso realmente inadiável, cumpra a sua programação na quarta. Isso evita a procrastinação.

2. Aproveite os momentos ociosos

É comum termos momentos ociosos no nosso dia a dia. Um professor, por exemplo, geralmente tem algumas aulas vagas ao longo da semana. Outros profissionais não se deparam com essa realidade, mas às vezes têm um horário de almoço prolongado, precisam esperar atendimento em um consultório ou outro prestador de serviço, além de outras situações que geram perda de tempo.

Se você tem acesso à internet, pode aproveitar esses momentos para assistir aulas ou realizar leituras referentes ao curso. Assim também fica mais fácil equilibrar trabalho e estudo.

3. Evite deslocamentos

Nas grandes cidades, o deslocamento pode ser um grande problema. O trânsito faz um trajeto curto demorar horas. A pessoa sente que seu tempo é perdido e o estresse que essa situação gera prejudica a produtividade no trabalho e o rendimento nos estudos.

Já para quem mora em cidades menores, o trânsito não é um problema. Porém, o desafio é outro: dificilmente existe uma faculdade no município para oferecer a especialização que a pessoa deseja fazer. Assim, ela precisa pegar a estrada, correr riscos, pagar pedágio e passar por outros transtornos.

Então, que tal optar por um curso que não necessita desse deslocamento? Existem muitas especializações que você pode fazer a distância, assistindo às aulas e lendo o material na sua própria casa ou escritório. Essa estratégia também facilita a administração do tempo para trabalho e estudo.

Ao optar por esse tipo de curso, o aluno tem uma vantagem muito importante: além de reduzir os custos, a pessoa consegue dedicar todo aquele tempo para os estudos. Ela não precisará dividi-lo entre as aulas e o deslocamento. Portanto, suas horas são aproveitadas da melhor forma.

4. Antecipe as atividades

Para muitas pessoas, um erro frequente é deixar trabalhos e projetos do curso de especialização para depois. Por mais que o desejo de procrastinar seja tentador, é importante manter a disciplina e o foco para não acumular tarefas e causar um desgaste maior que o necessário.

Quando o aluno consegue iniciar as atividades assim que o professor explica como devem ser feitas, o risco do acúmulo e do atraso são menores. Dessa forma, ele consegue se dedicar aos projetos e obter um aproveitamento melhor dos conteúdos que eles abordam.

5. Evite distrações

Hoje em dia, nós nos acostumamos a alternar a nossa atenção. Dificilmente conseguimos estudar sem conferir o smartphone a cada cinco minutos, sem aquela olhadinha nas redes sociais ou mesmo sem abrir uma nova aba para navegação aleatória na internet.

O mesmo pode acontecer quando o aluno decide estudar em um ambiente onde várias pessoas circulam. Ele pode ser interrompido pela família ou distraído por alguém que ligou a televisão.

Por isso, para fazer o tempo render, o ideal é se livrar das distrações. Procure um local reservado da casa e oriente seus familiares para que eles só o interrompam em caso de emergência. Deixe o smartphone em outro cômodo, para evitar ser tentado pelos alertas de redes sociais e aplicativos de mensagens.

Faça pequenas pausas a cada hora, mas concentre sua atenção no restante do período. O foco vai ajudá-lo a aprender melhor e a otimizar o momento de estudo. Dessa forma, sobrará um tempo maior para o descanso, convivência com a família e amigos e para as atividades que gosta.

Com essas dicas simples, conciliar trabalho e estudo será mais fácil do que você imagina. Gostou do post? Tem alguma outra sugestão para quem quer fazer especialização, mas acha que não conseguirá realizar todas as atividades? Deixe-a nos comentários e participe da conversa!


Compartilhe:

Faculdade Dom Alberto
Seja nosso parceiro, monte um polo de graduação EAD em sua cidade e conte com uma equipe especializada para auxiliar no crescimento de suas turmas, com a melhor remuneração do mercado.
Sim, tenho interesse!No momento não tenho interesse.

Deixe seu nome completo, (DDD)+Telefone, e-mail e escolha a opção desejada. Entraremos em contato com você.




 
Obrigado por escolhar a Dom Alberto.

R. Ramiro Barcelos, 892 - Centro, Santa Cruz do Sul - RS, 96810-054

0800 006-6370

contato@domalberto.edu.br