Tendências para o mercado de trabalho em Direito: influência das pautas políticas na demanda para advogados

O Direito caminha na mesma direção que a sociedade. Afinal, à medida que surgem novos problemas, demandas e atividades, é necessário estabelecer regras para garantir o bem comum. Portanto, existe uma expectativa de que as pautas políticas previstas para os próximos anos gerem uma série de tendências para o mercado de trabalho nesta área.

E você, sabe quais são as oportunidades que essas mudanças sinalizam para os profissionais da área do Direito? Então, continue a leitura! Vamos explicar como as pautas políticas podem influenciar o mercado de trabalho nos próximos anos e de que forma o profissional deve se preparar para aproveitar essas demandas.

Principais tendências para o mercado de trabalho em Direito

Considerando os rumos do mercado e das pautas políticas, especialistas preveem um crescimento das demandas em determinadas áreas do Direito. Saiba quais são elas a seguir!

1. Direito Previdenciário

Uma das grandes expectativas do mercado em relação ao novo governo é justamente a aprovação da Reforma da Previdência. Vários especialistas entendem que o atual sistema é insustentável e que as alterações recentemente propostas são urgentes.

Porém, outro grupo de especialistas alerta que, da forma como a proposta foi apresentada, podem ocorrer graves violações ao princípio da dignidade humana. Existe, por exemplo, a previsão de que uma parte dos aposentados receba menos do que um salário mínimo mensal. Também são colocadas questões como aumento da base de tributação e desconstitucionalização de regras previdenciárias.

Como você pode perceber e tem acompanhado nos noticiários, qualquer texto aprovado suscitará controvérsias. É natural que, ao se sentirem afetados pela Reforma Previdenciária, muitos trabalhadores ou classes inteiras recorram à Justiça para assegurar a preservação de seus direitos, o que exigirá a atuação de especialistas em Direito Previdenciário.

Portanto, uma das tendências para o mercado de trabalho é o aumento da demanda na área previdenciária. Uma pós-graduação em Direito Previdenciário com certeza é a melhor forma de se preparar para aproveitar essas oportunidades.

2. Direito Ambiental

Essa é outra área promissora para quem atua como advogado. Por um lado, existe uma mobilização mundial por alternativas sustentáveis, que promovam o desenvolvimento sem afetar tão drasticamente o meio ambiente.

No entanto, temos visto no Brasil um movimento no sentido de facilitar as atividades de determinados setores da economia. Quase em sua totalidade, os interesses dos diferentes grupos envolvidos estão relacionados também a questões ambientais que precisam ser consideradas.

Entre essas situações, podemos destacar a liberação do uso de uma variedade de defensivos agrícolas, previsão de leilões para a exploração do pré-sal na região do arquipélago de Abrolhos, na Bahia ou mesmo a questão de demarcação das terras indígenas. Esses são apenas alguns dos temas polêmicos que provavelmente serão debatidos nos próximos anos.

Esses embates certamente chegarão à Justiça. Da mesma forma que haverá grupos solicitando a flexibilização de regras para favorecer o desenvolvimento econômico e maximizar os lucros, outros alertarão para a necessidade de manter um controle dessas atividades para evitar a total degradação do meio-ambiente.

Por todas essas razões, o crescimento da atividade do advogado especializado em Direito Ambiental é mais uma das tendências para o mercado de trabalho nos próximos anos.

3. Direito Tributário e Compliance

O envolvimento de grandes empresas brasileiras nos escândalos políticos recentes fez com que uma tendência já estabelecidas fora do país se tornasse uma prioridade dentro das organizações — o compliance.

compliance é visto como uma medida fundamental para garantir que as instituições funcionem de acordo com normas legais, regulamentares e tributárias. Dessa maneira, pretende-se evitar desvios de conduta que coloquem a imagem da organização em risco, prejudicando a forma como ela é vista pela sociedade, pelo poder público e também pelo mercado interno e externo.

 

Para os advogados, essa necessidade consiste em uma grande oportunidade. Assim, o domínio dos conhecimentos referentes ao Direito Tributário e práticas de compliance é mais uma das tendências para o mercado de trabalho em Direito.

Entende-se que, diante de tantos casos recentes de corrupção, as empresas precisam manter suas contas e documentos em dia. Suas práticas devem ser pautadas pelos princípios da legalidade e da ética, evitando eventuais transtornos.

4. Direito Digital

Não poderíamos deixar de destacar que o crescimento do Direito Digital também é uma das principais tendências para o mercado de trabalho dessa área. Cada vez mais as pessoas estão imersas em um mundo completamente intermediado pela tecnologia. Isso traz uma série de implicações para as organizações e governos.

Um ponto que merece atenção é a Lei de Proteção de Dados dos brasileiros na internet, sancionada em agosto de 2018 e que deve entrar em vigor em 2020. O objetivo é garantir às pessoas o controle de sua privacidade na rede, bem como facilitar a transferência e recuperação de conteúdos armazenados no ambiente digital.

Porém, grande parte das empresas ainda não conhece as implicações dessa nova Lei. Por isso, elas correm o risco de infringir limites de privacidade estabelecidos e consequentemente, arcar como multas. Elas podem chegar a até 2% do lucro anual.

Portanto, é natural que as organizações recorram a advogados com especialização em Direito Digital para estabelecerem boas práticas de uso de dados. Esse cuidado é essencial não só para evitar multas, mas também para garantir uma boa imagem da empresa diante da sociedade e do mercado como um todo.

Afinal, uma política desastrosa de uso de dados pode acarretar uma série de prejuízos. Um exemplo recente é o do Facebook que, depois dos escândalos relacionados a esse tema perdeu bilhões em valor de mercado, e tudo isso em poucas horas.

Todo esse cenário coloca o Direito Digital como uma das mais fortes tendências para o mercado de trabalho nessa área.

5. Concursos públicos

Também não podemos deixar de destacar que existem vários concursos públicos na área de Direito previstos para o ano de 2019. São oportunidades em Magistratura Federal, Magistratura Estadual, Promotorias Estaduais, Ministério Público Federal, além das Defensorias.

Agora você já conhece as tendências para o mercado de trabalho em Direito! Que tal começar a se preparar para essas oportunidades agora mesmo? Assine a nossa newsletter e receba conteúdos que vão ajudá-lo a alcançar esse objetivo. Inscreva-se!

Compartilhar:
Rolar para cima

Pesquisar