Pós-graduação em Educação: descubra as áreas em alta

Por:digitalpixel
Blog

09

May 2019

Alavancar a carreira, aumentar os rendimentos e se destacar no mercado — qual é o profissional que não sonha com isso? Mas para alcançar esses objetivos, hoje em dia é imprescindível investir em uma especialização. No entanto, antes de aplicar seu tempo e dinheiro em uma pós-graduação em Educação, é fundamental conhecer áreas com demanda crescente.

Por isso, nós fizemos uma seleção imperdível neste post. Pesquisamos o setor educacional e descobrimos onde estão as melhores oportunidades de trabalho e portanto, as especializações com maior potencial de garantir o retorno que você deseja.

Ficou curioso para saber mais? Confira nossa seleção!

Áreas em alta no setor educacional

Para o profissional interessado em uma pós-graduação em Educação, hoje em dia existem várias opções além da sala de aula. Veja quais são as principais!

1. Psicopedagogia Clínica e Institucional

O psicopedagogo é o profissional especializado em identificar as barreiras que dificultam a aprendizagem e elaborar estratégias para eliminá-las. Para isso, ele precisa dominar uma série de conhecimentos relacionados a áreas como Psicologia, Neurologia, Linguística, Psicomotricidade, Didática, entre outras.

Quanto à atuação profissional, é possível exercer a Psicopedagogia Clínica ou Institucional. No primeiro caso, ele atua em um consultório próprio. Já no segundo, ele atende em instituições como hospitais, escolas, associações de atendimento a portadores de necessidades especiais etc.

Dentro de um hospital, por exemplo, o profissional desenvolve ações para promover o aprendizado das crianças em situação de internação ou participa da equipe multidisciplinar envolvida em processos de reabilitação, entre outras possibilidades.

Já na escola, o psicopedagogo auxilia os professores. Ele traz orientações para que eles consigam desenvolver uma prática pedagógica efetiva, capaz de responder às diferentes necessidades das crianças e dessa forma, evitar o fracasso escolar.

Finalmente, na clínica o psicopedagogo faz um atendimento individualizado. Ele usa uma série de estratégias para favorecer o desenvolvimento cognitivo de seus pacientes, ajudando-a superarem eventuais bloqueios ou dificuldades e desenvolverem-se em toda sua potencialidade.

Portanto, o psicopedagogo pode escolher uma ou mais áreas para atuar, tendo uma função altamente relevante e gratificante.

2. Docência do Ensino Superior

Não é novidade que na última década houve um grande avanço no acesso ao Ensino Superior. A chegada de um número cada vez maior de alunos trouxe também a necessidade de professores capacitados para atuarem nas universidades.

Assim, entre os cursos de pós-graduação em Educação, a docência do Ensino Superior tem grande relevância. Ela permite que os profissionais que já atuam no mercado compartilhem sua experiência e conhecimento com alunos de graduação e pós-graduação, além de garantir uma remuneração melhor.

Inclusive, a docência do Ensino Superior é uma especialização importante para quem pretende lecionar nesse nível de ensino,  independentemente de sua formação inicial. Portanto, o curso se aplica também aos profissionais de Direito, Medicina, Psicologia, Nutrição e realmente qualquer outro ramo de atuação.

3. Docência e Gestão na Educação a Distância

Outra área que tem crescido bastante no Brasil é a educação a distância (EAD). Inclusive, atualmente ela cresce mais que os cursos presenciais. Portanto, essa é uma excelente oportunidade para quem quer trabalhar com Educação, mas já não pretende continuar nas salas de aula do Ensino Básico.

Os cursos de pós-graduação em Educação a Distância também representam uma excelente oportunidade profissional. Nesse tipo de especialização, o estudante aprende como funciona a dinâmica da EAD, os recursos que podem ser utilizados nessa modalidade de ensino, e os princípios de gestão que garantem o sucesso da instituição e principalmente o bom desempenho do aluno.

4. Tecnologias da Informação aplicadas à Educação

Você já parou para analisar quantas tarefas você faz hoje por meio de um computador ou smartphone? Pedir transporte, comprar alimentos, pagar contas, conversar — todas essas atividades foram transferidas para o mundo digital.

Como você pode imaginar, as instituições de ensino não podem continuar apenas com as ferramentas tradicionais e analógicas. Elas precisam acompanhar essa evolução e assimilar recursos tecnológicos porque eles despertam o interesse das novas gerações e facilitam a vida do professor.

Além disso, não há como a escola preparar os alunos para um mundo digital sem inseri-los adequadamente nesse contexto. Isso implica ensiná-los a explorar todo o potencial positivo dessas ferramentas e a analisar de forma crítica outras consequências de seu uso.

Também não podemos nos esquecer de que o crescimento da EAD é outro fator que impulsiona a demanda pelo uso de tecnologias da informação no ensino. Portanto, a informática é outra área em franca expansão que oferece excelentes oportunidades para quem busca uma pós-graduação em Educação.

5. Educação Especial e Inclusiva

Nas últimas décadas, cresceu a consciência de que as escolas precisam adequar sua prática pedagógica para atender à diversidade. Isso significa que os professores devem conhecer estratégias que permitam entender e ensinar a todos.

Portanto, as instituições devem elaborar um plano que favoreça o acolhimento aos alunos com as mais diferentes necessidades. Ritmo de assimilação dos conteúdos, diversidade de estilos cognitivos e limitações causadas por deficiências e dificuldades de aprendizagem devem ser consideradas no planejamento e execução do processo de ensino.

Por isso, a escola precisa de profissionais capacitados. Eles devem conhecer os princípios relacionados à educação especial e inclusiva e saber implementá-los no dia a dia. Dessa forma, a escola se tornará um espaço de desenvolvimento do potencial de cada um.

6. Educação Corporativa

Finalmente, outra área em alta é a da Educação Corporativa. O mercado de trabalho está mudando rapidamente, a Indústria 4.0 está se tornando uma realidade e um fato é certo: os profissionais precisam aprender continuamente. Essa é uma excelente oportunidade para quem planeja fazer uma pós-graduação em Educação.

Muitas empresas já entenderam que devem desempenhar um papel ativo nesse processo de aprendizagem. Para isso, elas contratam especialistas em educação corporativa para planejar e executar programas de capacitação contínuos, com o objetivo de melhorar a qualidade de seus produtos e a performance de sua força de trabalho.

Como turbinar sua carreira com uma pós-graduação em Educação

Um fato você já entendeu: para se destacar no mercado, é essencial investir em uma pós-graduação em Educação. Mas se você acredita que essa ação demorará para garantir um retorno satisfatório, é importante que saiba que a realidade é bem diferente.

Hoje em dia, é possível concluir uma pós-graduação em um período curto. Os cursos intensivos permitem que o aluno acelere seus estudos e obtenha o certificado em 3 ou 6 meses, dependendo do programa da universidade.

Isso significa que, com um investimento baixo, é possível turbinar seu currículo rapidamente, melhorar sua empregabilidade e conquistar vagas disputadas no mercado.

Ficou interessado? Quer saber mais sobre os cursos de pós-graduação em Educação e como eles podem impulsionar sua carreira? Assine nossa newsletter e receba conteúdos como esse diretamente em seu e-mail. Inscreva-se!


Compartilhe:

Faculdade Dom Alberto
Seja nosso parceiro, monte um polo de graduação EAD em sua cidade e conte com uma equipe especializada para auxiliar no crescimento de suas turmas, com a melhor remuneração do mercado.
Sim, tenho interesse!No momento não tenho interesse.

Deixe seu nome completo, (DDD)+Telefone, e-mail e escolha a opção desejada. Entraremos em contato com você.




 
Obrigado por escolhar a Dom Alberto.

R. Ramiro Barcelos, 892 - Centro, Santa Cruz do Sul - RS, 96810-054

0800 006-6370

contato@domalberto.edu.br