Pós-graduação: chegou a hora de investir em especialização?

Conquistar a estabilidade financeira, viajar, trocar de carro, proporcionar conforto à família, ter uma rotina com mais qualidade de vida — geralmente, a maioria dos profissionais sonha em conquistar esses objetivos. Porém, para alcançar este patamar, é necessário se diferenciar e melhorar a própria performance. Uma das alternativas para isso é investir em especialização.

Mas como saber se esse é o momento para fazer uma pós-graduação? Que benefícios ela pode trazer para sua carreira em um curto prazo para que você tenha certeza de que o investimento realmente vale a pena? É sobre isso que vamos falar neste post! Então, continue a leitura!

Como investir em especialização pode alavancar sua carreira

No passado, bastava conseguir um emprego e fazer seu trabalho da melhor maneira possível para conseguir sucessivas promoções. Hoje em dia, a situação é diferente. Como o mercado muda o tempo inteiro, as empresas valorizam pessoas que se atualizam, que têm a cabeça e o conhecimento de um profissional do futuro.

Por isso, para que algumas mudanças aconteçam na sua carreira, é fundamental investir em especialização. Veja que mudanças são essas!

1. Recolocação no mercado de trabalho

mercado de trabalho não está fácil. Há muita gente disputando uma quantidade reduzida de vagas, já que a automação eliminou a necessidade de inúmeros funcionários no setor operacional. Portanto, quando se fala nesse nível nas organizações, realmente a situação é bastante delicada.

Porém, nós vamos convidar você a olhar um degrau acima e ver que lá existem condições completamente diferentes.

Segundo a Pesquisa Anual sobre Escassez de Talento realizada pelo Manpower Group, 68% dos empresários entrevistados para o estudo relatam uma grande dificuldade para preencher vagas em suas companhias. O problema, segundo eles, é a falta de

qualificação profissional.

Esse índice equivale a quase o dobro da média mundial, que é de 35%. Por isso, quem consegue investir em especialização e obter essa qualificação não só encontra vagas no mercado, mas se torna disputado por grandes empresas.

Portanto, quem está buscando uma recolocação no mercado tem duas opções: continuar disputando vagas com a massa e aceitar salários cada vez mais baixos ou adquirir conhecimento para melhorar sua empregabilidade. A escolha é sua!

2. Ascensão profissional dentro da empresa

Não é de hoje que o mercado alerta: faltam líderes dentro das organizações. As empresas perdem muito dinheiro por essa razão, pois a performance das equipes fica comprometida. Além disso, elas não conseguem expandir o negócio para outros locais, pois não têm pessoas capacitadas a conduzirem filiais.

A pós-graduação é uma excelente alternativa para se tornar apto a ocupar posições de liderança. Ela prepara os profissionais para desempenharem uma função estratégica, que permite fazer uma leitura correta das tendências do mercado e planejar ações efetivas para enfrentar esses desafios.

A empresa também olha o profissional disposto a investir em especialização de uma forma positiva. Os gestores percebem que ele busca novos conhecimentos, se atualiza e procura melhorar sua performance por conta própria, sem depender de iniciativas da organização.

Essa proatividade também sinaliza para os gestores que se a empresa não oferece um plano de carreira satisfatório, ela corre o risco de perder um excelente profissional para a concorrência. Por isso, a pós-graduação é uma maneira de chamar a atenção dos seus líderes e mostrar que você está em busca de novas oportunidades.

3. Possibilidade de aumentar os rendimentos

Porém, nem todas as pessoas querem ocupar cargos de liderança. Para um grupo considerável, basta conquistar uma posição em que tenham uma remuneração mais alta, que permita alcançar a estabilidade financeira e uma vida de conforto e tranquilidade.

Para esses casos, a pós-graduação também é a solução. Ela faz com que o profissional se torne altamente especializado. Assim, ele será valorizado na própria empresa onde trabalha porque domina conhecimentos e práticas que geram resultados extraordinários.

Além disso, esse nível de especialização permite a atuação como consultor. À medida em que o profissional se torna reconhecido no mercado por suas habilidades, ele pode orientar gestores nas áreas que domina, ajudando muitas empresas a obterem sucesso. Dessa forma ele, também potencializando os próprios ganhos.

4. Vantagem na concorrência por cargos públicos

No Brasil, o serviço público ainda é visto como um setor altamente vantajoso. Ele oferece salários acima da média do mercado, benefícios e a estabilidade — um fator extremamente valorizado, especialmente em tempos de crise.

Para alcançar esse objetivo, muitas pessoas dedicam muitas horas semanais em preparo para os concursos públicos. No entanto, mesmo com todo esse esforço, é inevitável que a grande concorrência faça com que um número imenso de candidatos tenham a mesma pontuação.

Investir em especialização pode ajudá-lo a se destacar nesse momento. Cada certificação vale pontos no momento da prova de títulos. Assim, é possível que o candidato passe à frente de muitos outros por ter aproveitado seu tempo fazendo uma pós-graduação.

5. Docência no Ensino Superior

Outra oportunidade muito interessante para quem quer turbinar a carreira é a docência no Ensino Superior. Com a expansão desse nível de ensino, dos cursos a distância e até mesmo dos programas de pós-graduação, há vagas para professores nas mais diversas áreas de conhecimento.

Nem todas as universidades buscam apenas acadêmicos para preencher seus quadros. Elas também precisam de profissionais com experiência no mercado e que saibam como preparar os alunos para a os desafios do dia a dia.

Por isso, é interessante investir em especialização e mostrar para essas instituições que você tem os requisitos necessários para ser um bom professor de cursos superiores. Elas podem contar tanto com seu conhecimento prático quanto com a atualização teórica obtida por meio da pós-graduação.

Como você pode ver, investir em especialização faz com que muitas portas se abram na sua vida profissional. Imediatamente, surgem opções de atuação que podem levá-lo àquele degrau de cima — o rol de profissionais qualificados que não só estão preparados para ocupar as melhores vagas do mercado, mas que têm tantas oportunidades que conseguem decidir os rumos de sua carreira.

E então, quer se tornar um desses profissionais altamente qualificados? Gostaria de obter mais informações para alavancar seu sucesso profissional? Assine a nossa newsletter e receba muitas dicas para conquistar seus objetivos no mundo dos negócios!

Compartilhar:
Rolar para cima

Pesquisar