Pós-graduação a distância — o que esperar dessa formação?

 

Uma verdade é inquestionável: o mercado exige, cada vez mais, a qualificação dos profissionais. O diploma de faculdade deixou de ser um diferencial competitivo e a especialização se tornou um requisito essencial. Por essa razão, os cursos de pós-graduação a distância têm sido cada vez mais procurados como uma alternativa para a formação continuada.

Mas será que vale a pena fazer um curso de especialização a distância ou é melhor optar pelo modelo tradicional, presencial? O que um aluno pode esperar desse tipo de formação? O certificado de uma pós EAD tem o mesmo peso na carreira? Quais são as vantagens desse modelo?

É sobre isso que vamos conversar neste post. Então, se você está analisando qual é a melhor opção para garantir seu crescimento profissional, continue a leitura!

Pós-graduação a distância — quais são as vantagens?

Existem muitas vantagens em realizar uma pós-graduação a distância, o que faz com que essa modalidade de ensino cresça a cada dia no Brasil. Veja quais são os principais benefícios:

1. Flexibilidade de horários

Quando faz um curso de especialização a distância, o aluno não precisa se adequar aos horários da instituição. Ele pode assistir às aulas e realizar as atividades no momento mais conveniente, de acordo com sua rotina e jornada de trabalho.

Assim, ele pode aproveitar o horário de almoço para estudar, se essa for sua melhor opção. Outras pessoas só conseguem estudar aos finais de semana, e nesses casos a EAD facilita a realização de cursos. O aluno também tem a possibilidade de reservar uma ou duas noites para realizar todas as atividades em casa, e assim por diante.

Portanto, o ensino EAD se encaixa perfeitamente na rotina de qualquer pessoa!

 

2. Acesso em qualquer lugar

Quem faz um curso de pós-graduação a distância não precisa se deslocar até uma faculdade. A pessoa pode estudar onde estiver, aproveitando seu tempo livre. É possível assistir às aulas em casa, no trabalho ou até mesmo durante uma viagem. Basta ter um dispositivo com acesso à internet.

3. Desenvolvimento de habilidades importantes para o sucesso profissional

O aluno da pós a distância também desenvolve habilidades importantes para seu sucesso no mercado. Em primeiro lugar, ele adquire conhecimentos que fazem dele um profissional melhor, apto a solucionar os problemas atuais que surgem no mundo dos negócios.

Porém, ele não cresce apenas pela aquisição de conhecimento. Estudar sozinho exige que a pessoa desenvolva uma série de atitudes e habilidades. A capacidade de interpretar textos é aperfeiçoada, bem como o fortalecimento da disciplina, do senso de organização e planejamento, entre outras qualidades.

4. Aceleração do crescimento na carreira

Esse é um dos principais diferenciais positivos de uma pós-graduação a distância. Existem instituições que oferecem uma modalidade intensiva de especialização. Isso significa que o aluno não precisa seguir um calendário previamente definido: ele pode acelerar o término do curso se cumprir todos os requisitos rapidamente.

Como você pode imaginar, essa é uma tremenda vantagem para quem quer acelerar seu crescimento profissional. O aluno pode conseguir vários certificados em um único ano, enriquecendo muito seu currículo. Além disso, se ele pretende prestar um concurso público, essa é uma forma de se destacar na prova de títulos e passar à frente de vários candidatos.

5. Possibilidade de aprender com experiências diversificadas

Grande parte dos cursos de pós-graduação disponibilizam fóruns e chats para os alunos trocarem experiências. Sabe qual é o benefício? Eles têm contato com profissionais de diferentes áreas, conhecem os desafios de diferentes segmentos e adquirem uma visão ampla do mercado.

6. Custo-benefício insuperável

Os custos de uma instituição que oferece cursos a distância são muito diluídos. Eles não têm as mesmas despesas para a manutenção de uma estrutura física que as faculdades que trabalham apenas com especializações presenciais.

Além disso, elas captam alunos das mais diferentes regiões do país. Com isso, o material que elas produzem atende a um número muito grande de pessoas. Devido a tudo isso, elas conseguem praticar preços muito mais baixos, oferecendo uma relação custo-benefício extremamente vantajosa.

7. Formação diversificada

Quando uma pessoa escolhe a especialização presencial, ela pode ficar limitada. É possível que, se restrita a um determinado espaço geográfico, ela acabe tendo poucas opções de cursos ou não tenha acesso a uma instituição de boa qualidade.

A pós-graduação a distância soluciona esses problemas. A pessoa pode escolher o curso que quiser, mesmo que esteja a milhares de quilômetros de distância. Assim, ela consegue se especializar em áreas novas ou de alta demanda, aumentando suas chances de conquistar cargos de excelente remuneração.

Outra questão importante é a qualidade. O profissional pode pesquisar o programa de ensino de diferentes instituições e optar por aquele que considera mais completo.

Pós-graduação a distância — como é vista no mercado?

Hoje em dia, as empresas não têm nenhum tipo de restrição ao certificado de uma pós-graduação a distância. Esse documento tem validade em todo o território nacional e garante ao profissional o mesmo reconhecimento que ele teria se fizesse um curso presencial.

Isso acontece porque, para concluir a especialização EAD, o aluno precisa cumprir os mesmos requisitos exigidos de uma especialização presencial. Ele deve assistir às aulas, entregar trabalhos e projetos e demonstrar não só o seu conhecimento, mas a capacidade de aplicá-lo para solucionar problemas comuns no mundo dos negócios.

Sendo assim, para ter um diploma que contribui para melhorar seu índice de empregabilidade, tudo que o profissional precisa fazer é pesquisar a qualidade da instituição — exatamente como ele faria se optasse por um curso presencial.

O MEC avalia as faculdades que oferecem pós-graduação a distância e atribui notas de 0 a 5 a esses cursos. Portanto, é importante pesquisar essa classificação. Também existem algumas instituições e entidades de classe que avaliam e confirmam a qualidade dos programas. Esse é o caso, por exemplo, do Selo OAB Recomenda, que a Ordem dos Advogados do Brasil usa para destacar excelentes especializações na área do Direito.

Entendeu como a pós-graduação a distância pode acelerar seu crescimento profissional e diferenciá-lo no mercado de trabalho? Quer saber mais sobre cursos que podem ajudá-lo a alcançar seu objetivo? Acesse nosso site, conheça mais de 800 opções especializações e comece a se preparar para o sucesso agora mesmo!

Compartilhar:
Rolar para cima

Pesquisar