Pós-graduação a distância: existe diferença?

Quer saber quais são as diferenças entre uma especialização presencial e uma pós-graduação a distância?

Para quem quer alcançar o sucesso na carreira, investir em educação continuada é fundamental.

Porém, muitos profissionais sempre tiveram dificuldade para concluir os programas de especialização tradicionais pela dificuldade de conciliar trabalho e estudo, seja pela falta de tempo ou pela inexistência de cursos em sua região.

Felizmente, a pós-graduação a distância chegou para solucionar esse problema.

Mas por se tratar de uma modalidade de ensino relativamente nova, algumas pessoas ainda têm uma certa desconfiança em relação à educação a distância.

Será que um curso online tem a mesma qualidade de uma especialização presencial?

As empresas discriminam de alguma forma o profissional que busca esse tipo de formação?

É isso que você vai saber hoje. Então, não perca o post!

 

Pós-graduação a distância: como é a qualidade do programa?

Na verdade, tanto os cursos presenciais quanto a distância devem seguir uma referência: as Diretrizes Curriculares Nacionais. Portanto, sempre que uma instituição de propõe a oferecer uma especialização, ela segue esses critérios para definir sua carga horária e a grade curricular, que são as disciplinas estudadas.

Além disso, a portaria publicada pela CAPES em abril de 2019 determina que esse órgão deve ter o mesmo rigor para criar um curso de pós-graduação a distância e uma especialização presencial. Inclusive, o órgão exige que a faculdade tenha nota igual ou superior a 4 no Índice Geral de Cursos (IGC) do MEC, sendo que o conceito máximo é 5.

Isso indica que os órgãos que regulamentam a Educação no Brasil estão atentos à qualidade das instituições e dos cursos de pós-graduação, tanto na modalidade presencial quanto a distância. Porém, essa nota mínima não significa que todas as instituições têm o mesmo reconhecimento pelo mercado. Existem outros critérios que devem ser levados em consideração.

Um bom indicativo é o reconhecimento de empresas e entidades de classe. Para avaliar os cursos de Direito, por exemplo, a Ordem dos Advogados do Brasil criou um selo, o OAB Recomenda. Assim, quando ela inclui uma pós-graduação nessa lista, isso indica que a instituição tem um programa de excelência.

 

 Pós-graduação a distância: como é o atendimento?

Como você já viu, a grade curricular da pós-graduação a   distância é igual à de um curso presencial. Portanto, os alunos   estudam as mesmas disciplinas e têm a oportunidade de   concluir o programa com o mesmo nível de conhecimento.

No entanto, algumas pessoas ficam em dúvida quanto ao atendimento que receberão. Afinal, em uma sala de aula, quando você não entendeu bem alguma parte da aula basta levantar a mão e fazer sua pergunta diretamente ao professor. Na pós-graduação a distância, não existe essa opção.

Porém, o que muitas pessoas acreditam que é uma desvantagem é, na realidade, um dos principais benefícios da pós-graduação a distância.

Isso acontece porque ele permite que você otimize o seu tempo de estudos, mas sem perder a possibilidade de esclarecer suas dúvidas.

Vamos aos fatos: em uma sala de aula convencional, os alunos têm perguntas muito diferentes, já que cada um tem sua própria bagagem de conhecimento e experiências. Assim, a explicação do professor é interrompida várias vezes para solucionar dúvidas que nem sempre são iguais às suas.

Dessa forma, o professor interrompe o raciocínio para responder. Às vezes, ele precisa voltar para esclarecer essas dúvidas, o que para quem já entendeu o assunto, o que toma um tempo da aula que poderia ser utilizado para ampliar o conhecimento de quem compreendeu o tema.

Na educação a distância, isso não acontece. Você assistirá à aula completa, sem essas interrupções. Se tiver alguma dúvida, pode entrar em contato com os monitores ou tutores do curso ou mesmo em fóruns de discussão para ter a sua resposta. Assim, o tempo é gasto apenas com as suas dificuldades, e não com as de outros alunos.

 

Pós-graduação a distância: o certificado tem alguma diferença?

O certificado de uma pós-graduação a distância é exatamente igual ao do programa de especialização presencial. As informações impressas são as seguintes:

  • nome da instituição;
  • nome do aluno e outros meios de identificação (como documentos);
  • curso realizado e área de conhecimento;
  • datas de início e conclusão do curso;
  • relação de disciplinas e sua carga horária;
  • nota alcançada;
  • título do trabalho de conclusão de curso ou da monografia (se a instituição exige esse critério).

Como você pode ver, não existe nenhuma indicação no certificado que mostra se o curso foi feito presencialmente ou a distância. Portanto, não existe a possibilidade de um profissional ser discriminado pelo mercado por esse motivo.

 

Pós-graduação a distância: como é visto pelo mercado?

Atualmente, o ensino a distância está crescendo muito no Brasil. Entre 2017 e 2018, houve um crescimento de 133% no número de polos. O número de alunos equivale a 18% dos matriculados no Ensino Superior.

Por isso, mesmo que no passado o mercado tenha visto esse tipo de certificação com algum receio, na atualidade essa resistência quase não existe. As empresas entenderam que as instituições oferecem todo o conteúdo que o profissional precisa conhecer para ter um desempenho melhor, além de algumas vantagens da EAD.

Diferentemente de muitos programas presenciais, a EAD permite que um aluno tenha aula com os melhores profissionais do mercado. Afinal, eles dificilmente se deslocariam a grandes distâncias para dividir seu conhecimento, mas se tornam acessíveis por meio dos cursos de pós-graduação a distância.

Assim, não importa em qual cidade ou estado o aluno vive. Ele pode ter aulas com professores renomados que jamais estariam disponíveis em qualquer faculdade de sua região. Portanto, trata-se de uma oportunidade única para aprender com esses profissionais.

 

Além disso, hoje as empresas percebem que o colaborador que faz uma pós-graduação a distância desenvolve outras habilidades. Ele não só adquire conhecimento, mas demonstra disciplina, determinação e motivação. Portanto, esses profissionais costumam ser mais proativos e autônomos nas tarefas do dia a dia e também em relação às suas necessidades de atualização permanente.

 

Finalmente, o que podemos concluir é que o certificado de especialização é sempre um diferencial competitivo importante para o sucesso profissional. A pós-graduação a distância, além de não ter diferenças qualitativas em relação aos cursos presenciais, ainda permite que o aluno escolha o melhor programa de estudos, pois não fica limitado por questões geográficas.

 

E você, já percebeu como a pós-graduação a distância ajuda a conquistar o objetivo de ter uma carreira de sucesso?

Que tal conhecer os nossos cursos e descobrir qual deles é o mais apropriado para realizar seus sonhos?

Confira nossa lista e conte com nossos atendentes para tirar suas dúvidas!

Compartilhar:
Rolar para cima

Pesquisar