#Português – 8 Erros de Português Comuns em Redações

Por:jamaica

Jun 2018

Quando escrevemos, seja em redações de concurso ou outras situações, devemos tomar cuidado para não cometer alguns deslizes que passam despercebidos na fala. São eles:

1) Compramos vários presentes na 25 de março, pois os preços eram baratos.

Cuidado: Não existe preço “barato” ou “caro”, e sim “baixo”, “alto”, exorbitante”. Por isso, é preferível escrever “[…] pois os preços eram baixos.”

2) Vou trocar meu óculos. Ele está fora de moda.

As palavras “óculos”, “pêsames”, “afazeres” e “núpcias” são usadas só no plural, então é necessário concordar as outras relacionadas a ela: “[…] meus óculos. Eles estão fora de moda.”

3) A banca examinadora favoreceu o candidato que veio de escola pública.

Na frase acima, o verbo “favoreceu” pede a preposição A. Quem favorece, favorece a alguém. Por isso, a frase deve ficar: “A banca examinadora favoreceu ao candidato […]”.

4) A grosso modo, posso dizer que fui bem na prova de Física.

A expressão “A grosso modo” não existe na língua padrão. Em vez disso, deve ser substituída somente por “Grosso modo”.

5) São redundâncias que devem ser evitadas:

– Encarar de frente (se você encara, só pode ser de frente).
– Eixo central (o eixo está sempre no centro).
– Milagre impossível.
– Visão panorâmica (“panorâmica” vem do grego, formado por pan, que significa total, completo; e orama, que é visão. Logo, não se justifica empregar “visão panorâmica”).
– Prioridade absoluta (se é prioridade, não há necessidade de dizer “absoluta”).
– Criar novos empregos (se estamos criando, é natural que sejam novos).

6) Não há qualquer possibilidade de reeleição do reitor.

A frase tem um sentido negativo, portanto, não faz sentido usar a palavra “qualquer”. Ela pode ser substituída por “nenhuma”: “Não há nenhuma possibilidade de reeleição do reitor.”

7) O professor não gosta de comentar sobre sua vida particular.

Quem comenta, comenta algo, e não sobre algo. Portanto, o correto é: “O professor não gosta de comentar sua vida particular”.

8) Analisando a situação carcerária do país sob outro prisma.

Atenção: Nós olhamos uma situação por outro prisma.