Muito além da sala de aula: as oportunidades da Pedagogia Empresarial

A ideia de que bastava ter um diploma universitário para ter uma carreira de sucesso ficou no passado. Atualmente, tanto os profissionais quanto as empresas entendem que é fundamental aprender continuamente para se manterem relevantes no mercado. Essa realidade traz uma série de oportunidades para quem se especializa em Pedagogia Empresarial.

Para dimensionar a importância dessa área, basta pensar em algumas mudanças que aconteceram nos últimos 5 ou 10 anos. A inovação tecnológica chegou à maioria dos setores da economia e o mundo se tornou digital. Algumas profissões simplesmente desapareceram, enquanto outras passaram por grandes transformações.

Diante desse cenário, uma realidade é inegável: profissionais e empresas precisam aprender. É necessário desenvolver novas competências para atender às necessidades dos consumidores, absorver tecnologias emergentes e principalmente melhorar a performance e produtividade das equipes.

Assim, o conceito de que o aprendizado acontecia apenas na escola ou na faculdade ficou no passado. É preciso criar um ambiente de trabalho que estimule a educação continuada, o que abre espaço para a atuação de especialistas em Pedagogia Empresarial.

Mas afinal, qual é o papel do pedagogo nas organizações? Se você também é um profissional da educação e pretende explorar outras oportunidades de carreira, não pode perder este artigo. Vamos explicar o que ele faz e por que essa pode ser uma excelente opção para conquistar o sucesso. Acompanhe!

Por que as empresas valorizam tanto a Pedagogia Empresarial?

A Pedagogia Empresarial é uma área em ascensão. Isso acontece porque, sem a qualificação e competências necessárias, os colaboradores apresentam um índice de produtividade menor. Isso significa que, para produzirem um único bem ou serviço, as empresas têm duas alternativas: consumir uma quantidade maior de tempo ou empregar mais pessoas.

Se a empresa precisa de mais tempo ou pessoas, seu custo de produção aumenta e o lucro diminui, comprometendo até mesmo a saúde financeira da organização. Outra opção é repassar a despesa ao consumidor, mas neste caso o produto perde competitividade no mercado.

O Brasil tem um grande problema nessa área. Infelizmente, nossa produtividade é muito baixa. Estudos recentes mostram que o brasileiro leva 1 hora para produzir o que um profissional americano faz em 15 minutos. Quando esse índice é comparado com países como Luxemburgo, Suíça e Noruega, a situação é ainda pior.

Mas qual é o principal fator que leva à baixa produtividade? Segundo especialistas, a resposta é a falta de qualidade na educação. Ela impede os trabalhadores de compreender novas as tecnologias, utilizar plenamente esses recursos, inovar para tornar o trabalho mais ágil e desenvolver métodos mais eficientes de produção.

Assim, ficamos para trás no ranking da competitividade. As empresas vendem menos, lucram menos e isso atrasa o desenvolvimento econômico do país.

Em busca de soluções para esse problema, as organizações estão percebendo que precisam se responsabilizar pela formação continuada de seus funcionários. Isso envolve a criação de programas para sanar as lacunas de conhecimento que resultam da baixa qualidade da educação — um problema que infelizmente acontece no país.

Outra questão importante é o fato de que, mesmo para quem teve uma boa base educacional, a necessidade de atualizar os conhecimentos aumenta a cada dia. Com a inovação tecnológica e mudanças no comportamento da sociedade, é preciso investir continuamente no aprendizado de novas técnicas e modelos de negócio.

Qual é o papel do pedagogo empresarial?

Como você pode perceber, essa necessidade de aprendizado permanente cria um excelente campo de trabalho para os profissionais especializados em Pedagogia Empresarial.

O pedagogo que atua em organizações tem um papel essencial em dois fatores muito importantes para a produtividade. O primeiro está relacionado ao que já falamos no tópico anterior: desenvolver as competências técnicas da equipe por meio de projetos que viabilizam a construção de conhecimento teórico e prático.

Assim, depois da pós-graduação em Pedagogia Empresarial, o profissional está apto a planejar e executar programas de treinamento, capacitação e desenvolvimento dos colaboradores. Ele orienta a produção de materiais educativos que usam recursos eficazes para potencializar a aprendizagem da equipe, contribuindo para que ela se torne mais produtiva.

Porém, além dessa função, o especialista em Pedagogia Empresarial atua junto aos departamentos de Recursos Humanos e Comunicação Interna na criação de estratégias para gerar mudanças de comportamento.

Juntos, os profissionais dessas três áreas ajudam a equipe a aprender como trabalhar melhor em grupos, utilizar a criatividade no dia a dia, desenvolver a empatia e aplicar conceitos inovadores, entre outras habilidades fundamentais no ambiente corporativo.

O que o profissional aprende no curso de Pedagogia Empresarial?

É importante destacar que a formação em Pedagogia Empresarial é feita através do curso de pós-graduação. Para o pedagogo, essa é uma especialização extremamente interessante, pois concilia conhecimentos a respeito da aprendizagem com outros temas relevantes no mundo dos negócios e na área de Recursos Humanos.

Por isso, algumas matérias fundamentais estão relacionadas ao estudo da dinâmica das relações interpessoais no ambiente de trabalho e a ética que deve prevalecer nesse convívio. Também é importante entender os modelos de liderança e como eles interferem nos resultados da organização.

Com uma abordagem bastante voltada para a prática, o curso ainda ensina como fazer a gestão de pessoas por competências,

 

que é um tema altamente relevante no mercado de trabalho.  Comunicação, marketing pessoal, elaboração de projetos sociais são outros temas abordados no curso.

Esses conhecimentos permitem que o profissional consiga elaborar programas que contribuem para o alinhamento entre as ações do quadro de colaboradores e os objetivos estratégicos das organizações. Dessa forma, a empresa se torna mais produtiva, competitiva e lucrativa, ampliando sua participação no mercado.

Portanto, a Pedagogia Empresarial é outra opção de carreira para o educador que não deseja ficar restrito à atuação no ambiente escolar. Trata-se de uma área que oferece bons salários e tem alta demanda por profissionais qualificados, capazes de transformar suas habilidades em resultados.

Apesar de qualquer organização cobrar resultados, os índices de estresse e incidência de Síndrome de Burnout em profissionais que trabalham no ambiente corporativo ainda é menor que os apresentados por professores, por exemplo.

Por essa razão, vários educadores estão aproveitando as oportunidades oferecidas na Pedagogia Empresarial para encontrar uma carreira igualmente gratificante, mas que pode ser mais adequada para quem não quer ficar restrito à rotina da sala de aula e deseja alcançar a estabilidade financeira.

E então, ficou interessado e gostaria de desenvolver sua carreira como especialista em Pedagogia Empresarial? Quer saber mais sobre essa especialização? Acesse a nossa página e tire suas dúvidas sobre esse curso!

 

Compartilhar:
Rolar para cima

Pesquisar