Liderança empresarial: você está preparado para ser um C-Level?

Para você, o que significa chegar ao topo da carreira? Para muita gente, a resposta é ocupar um cargo de liderança em uma companhia de destaque. Os profissionais que chegam a esse nível, e que hoje em dia recebem o nome de C-Level, são extremamente valorizados pelo mercado. Mas junto com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades e é preciso estar muito preparado para ocupar essas posições.

E você, sabe o que fazer para se tornar um C-Level e ter um bom desempenho em um cargo de liderança? Se o seu sonho é alcançar esse nível algum dia, não perca este post! Vamos explicar o que eles fazem e qual é o caminho para chegar lá. Veja a seguir!

O que é um C-Level?

C-Level é o atual nome dado aos cargos executivos, que formam a cúpula que controla as organizações. Até pouco tempo atrás, esses profissionais eram chamados de diretores ou presidentes. Porém, há alguns anos as empresas brasileiras também começaram a utilizar esta nomenclatura, que vem do inglês.

Na tradução literal, C-Level significa “nível C”. Isso acontece porque essa categoria reúne os cargos de chefia, como nos exemplos abaixo:

  • CEO  — Chief Executive Officer: é o diretor geral da empresa, responsável pela estratégia do negócio. Costuma ser o rosto que representa a organização;
  • COO  — Chief Operating Officer: nas empresas onde esse cargo existe, ele geralmente é o segundo no comando. Seu papel é cuidar da operação diária da organização, ou seja, tudo que ela precisa fazer para a estratégia se tornar realidade;
  • CFO — Chief Financial Officer: esse é o diretor financeiro das organizações, aquele que gerencia todos os recursos do negócio e analisa onde aplicá-los para obter o maior retorno possível;
  • CIO — Chief Information Officer: gerencia toda a infraestrutura tecnológica da companhia para que ela consiga aplicar esses recursos à estratégia de negócios e gerar lucros.

Embora esses sejam os cargos de liderança mais conhecidos, existem muitos outros. É muito comum contratarem diretores específicos para áreas como Recursos Humanos e Marketing. Em várias organizações, o papel do Diretor Jurídico ou de Compliance é essencial. Portanto, de acordo com o segmento em que a empresa atua, ela adapta o C-Level às suas demandas.

Quais são os requisitos para se destacar na liderança empresarial?

Os cargos C-Level são muito desejados e concorridos. Como eles formam o alto escalão das organizações e têm grandes responsabilidades, naturalmente a remuneração é atrativa e eles têm um grande destaque no mercado.

No entanto, uma boa notícia para quem quer se tornar um C-Level é que nem sempre os cargos exigem uma formação específica. Em alguns casos isso é necessário, como já falamos do Diretor Jurídico. Porém, em outras situações o profissional pode alcançar a liderança devido ao seu histórico na empresa, ao conhecimento do mercado e do negócio e dos resultados obtidos.

Um pedagogo empresarial, por exemplo, pode construir sua carreira dentro da empresa e chegar à direção do setor de Recursos Humanos. Outras vezes, é possível que ele se torne um COO ou mesmo um CEO quando se trata de um negócio relacionado à sua área.

Porém, as pessoas que ocupam o C-Level têm uma grande responsabilidade. O impacto das decisões que elas tomam diariamente é muito grande. Literalmente, elas podem levar o negócio ao sucesso ou à falência. Por isso, as exigências também são grandes. Confira!

Habilidade de comunicação

O C-Level exerce a liderança. Isso significa que embora ele crie planos extraordinários, vai precisar que outras pessoas executem as tarefas para que o resultado desejado seja alcançado. Portanto, é essencial ter uma boa habilidade de comunicação.

O líder que se comunica bem consegue motivar as pessoas para que sintam o desejo de realizar suas atividades (aspecto emocional) e é capaz de mostrar a elas como as tarefas devem ser feitas (aspecto técnico). Dessa forma, o grupo apresenta alta performance e contribui para que a organização alcance seus objetivos.

Conhecimento e experiência de mercado

Quem exerce a liderança deve entender o mercado onde a empresa atua, os desafios que ele apresenta e alternativas para enfrentá-los com sucesso. Por isso, para se tornar um C-Level o profissional precisa investir no aprimoramento constante, aliando teoria e prática.

Hoje em dia, dificilmente alguém chega a esse nível sem ter investido em formação continuada. Os cursos de especialização mostram ao profissional o que fazer para melhorar os resultados do negócio. Ao aplicar esse conhecimento na empresa e melhorar seu desempenho e da equipe, ele se prepara gradualmente para ocupar um posto no alto escalão.

Habilidade com a gestão de pessoas

Mais uma vez, o C-Level dependerá de outras pessoas para executarem as ações que ele propõe. Para isso, precisará conhecer os melhores métodos para mobilizar os recursos humanos da empresa e fazer com que eles se empenhem na produção de resultados.

Capacidade para conduzir projetos

As empresas costumam ter grandes metas. No entanto, para que elas se concretizem, precisam ser divididas em partes

menores — os projetos — que por sua vez são subdivididos em etapas e tarefas menores.

Quem atua na liderança deve ter a capacidade de desdobrar essas atividades, delegá-las às pessoas certas e criar um fluxo de tarefas que leve todo o grupo a trabalhar em sincronia. Só assim ele conseguirá fazer com que a empresa entregue o produto desejado, com a qualidade esperada e no prazo estabelecido.

Estratégias para solução de conflitos

Os colaboradores são a alma da organização. São eles que fazem tudo acontecer. No entanto, onde há pessoas, há conflitos. Quem está na liderança tem a responsabilidade de criar uma cultura organizacional transparente, em que regras claras previnem esse tipo de situação.

Porém, mesmo que os conflitos aconteçam, o líder precisa estar preparado para agir de forma assertiva. É essencial ouvir as partes, identificar interesses ocultos, argumentar sobre qual é a melhor alternativa para garantir que os objetivos estratégicos da organização não sejam prejudicados, e assim por diante.

Sempre vale a pena lembrar que os profissionais não nascem prontos. Mesmo os grandes líderes do mercado tiveram uma longa trajetória na qual construíram as competências necessárias para exercerem essa função.

Então, se o seu plano também é exercer a liderança empresarial, comece agora mesmo! Invista no seu crescimento profissional, adquira conhecimento, busque a formação necessária para construir competências e impulsionar sua carreira. Quem sabe, daqui a algum tempo, seu nome não será citado entre os mais admirados C-Level do mercado?

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