Licenciatura x Bacharelado

Você com certeza já ouviu falar nesses dois termos, correto? E sabe quais as diferenças entre ambos? Se sua resposta for não, confira só o que separamos para você:

Alguns cursos são especificamente licenciaturas ou bacharelados, porém existem alguns que podem ser feitos nas duas modalidades. O aluno pode optar por cursar direto um ou outro, ou então em algumas Universidades a escolha pode ser feita a partir de determinado período, já que as bases são mesmas.

Licenciatura é a modalidade escolhida por aqueles que desejam mais tarde ensinar seu ofício, ou seja, ser professor de Ensino Fundamental ou Médio. Por esse motivo, a maioria das Licenciaturas tem relação com aquelas disciplinas ministradas na Educação Básica, como por exemplo Física, Química, Ciências Biológicas, Filosofia, Educação Física, Geografia, Letras e Matemática.

Bacharelado forma profissionais que tem foco no mercado de trabalho em si, com o desejo de atuar exercendo ativamente sua profissão, sendo um curso de caráter generalista. Normalmente encontramos cursos de bacharelado em Administração, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem. Podem haver cursos como o de Física, Química, Educação Física e outros cursos de licenciatura, também em Bacharelado.

Um exemplo simples: o aluno que optar por fazer Educação Física – Licenciatura, atuará como professor de Educação Física, já aquele que optar por Educação Física – Bacharelado, poderá ser por exemplo, um personal trainer.

Compartilhar:
Rolar para cima

Pesquisar