Estabilidade financeira: saiba o que fazer ainda em 2019 para alcançar esse objetivo!

Pode ser que o dinheiro realmente não traga felicidade. No entanto, não podemos negar que a realização de muitos dos nossos sonhos dependem, sim, da disponibilidade desse recurso. Além disso, conseguir manter-se e ainda construir uma reserva são situações que contribuem para a tranquilidade e o bem-estar. Por essas razões, muita gente tem como objetivo alcançar a estabilidade financeira.

Afinal, a estabilidade financeira proporciona conforto. Com ela, as pessoas não precisam se preocupar com como ou onde viverão amanhã, o que garante sua segurança. Ela também possibilita elaborar planos e transformá-los em realidade, seja uma viagem fantástica, a aquisição de bens ou a contratação de serviços que nos mantêm seguros.

Portanto, se pudéssemos resumir os benefícios da estabilidade financeira em três pontos, eles seriam: segurança, conforto e satisfação.

Se você é uma dessas pessoas que estão em busca do segredo para viver com tranquilidade, não perca este post! Vamos explicar quais são as melhores alternativas para quem planeja ter sucesso em suas realizações e ver o reflexo desse esforço também em sua conta bancária. Confira!

Como conquistar a estabilidade financeira

Basicamente, há duas linhas de ação para conquistar a estabilidade financeira: ganhar mais e usar o dinheiro de forma inteligente. É até possível que uma pessoa consiga fazer uma reserva apenas poupando, ou seja, dedicando-se ao segundo ponto. Porém, os resultados serão potencializados se ela tiver sucesso em implementar as duas possibilidades em sua vida.

Então, vamos falar sobre como ganhar mais dinheiro. Preparado?

Cargos de liderança

Não há como negar que os maiores salários pagos pelas empresas privadas são direcionados aos profissionais que atuam nos cargos de liderança, especificamente na direção de grandes organizações. Eles ocupam 9 entre as 10 primeiras posições do último ranking de remunerações divulgado no país.

Só a título de comparação, vamos mostrar alguns dados selecionados desse ranking. O cargo com maior remuneração em 2018 foi o de diretor de produtos bancários, com uma média salarial de 30.205 reais para uma carga horária semanal de 41 horas.

O médico rádio-oncologista, que foi o profissional mais bem pago na área de saúde, aparece em 15° lugar nesse ranking, com 16.224 reais para uma jornada semanal de 35 horas. É um pouco mais da metade do salário do primeiro colocado.

Portanto, tornar-se um C-Level e trabalhar na liderança empresarial é uma das melhores alternativas para alcançar a estabilidade financeira. E como você sabe, esses postos são acessíveis para profissionais de diversas áreas: Administração, Direito, Recursos Humanos, Engenharia, entre outros.

Docência do Ensino Superior

Porém, nem todo mundo se identifica com o mundo dos negócios. Muitos profissionais não sentem que têm essa aptidão para os cargos C-Level, mas acumularam muito conhecimento e demonstram uma habilidade especial: a de ensinar.

Existem muitas vagas para o profissional capacitado que deseja atuar no Ensino Superior. Desde 2007, o número de alunos nos cursos de graduação tem crescido a cada ano. Entre 2014 e 2017, devido à crise, esse aumento foi menor, mas existe a perspectiva de retomada no setor.

Também não podemos negar que uma área de atuação tem crescido muito — o Ensino a Distância (EAD). O número de matriculados nessa modalidade disparou, tendo um aumento de 18% somente entre 2016 e 2017.

Portanto, essa também é uma excelente opção para quem planeja alcançar a estabilidade financeira. A docência no ensino superior ainda permite conciliar mais de um trabalho, acelerando a concretização do seu objetivo.

Concursos públicos

No Brasil, os concursos sempre são associados à estabilidade financeira. Isso não é por acaso. Segundo estudos, os salários do setor público crescem o dobro dos oferecidos pelas empresas privadas. Portanto, não restam dúvidas de que é uma excelente opção para quem busca uma alta remuneração.

Em muitos casos, a estabilidade conquistada por meio de cargos públicos é muito mais rápida do que a das outras opções de carreira. Se o profissional se prepara adequadamente para a prova e consegue passar, basta esperar pela vaga e começar a ganhar um ótimo salário.

Além disso, o funcionário público pode ter gratificações e acréscimos na remuneração conforme aumenta sua pontuação. Os critérios variam de acordo com o órgão, mas alguns deles consideram o desempenho para tomar essa decisão. Em outros casos, a formação continuada tem um peso na ascensão do servidor.

Como você pode perceber, os concursos públicos são uma excelente alternativa para quem quer conquistar a estabilidade financeira. Existe uma maneira de acelerar a sua aprovação ou convocação, que é o preparo para a prova de títulos.

Em uma prova, é possível que diversos candidatos tenham a mesma pontuação. No entanto, vários órgãos consideram a prova de títulos. Assim, se o candidato possui certificados de cursos e especializações, essas formações são computadas e o colocam à frente de outros que tiveram o mesmo desempenho na avaliação escrita.

Portanto, vale a pena investir em especializações para conquistar um cargo público. Existem instituições que oferecem cursos de pós-graduação na modalidade intensiva, e você pode conseguir vários certificados em um único ano!

Empreendedorismo

Finalmente, vamos falar de outra opção para aumentar seus rendimentos e alcançar a estabilidade financeira, que é o empreendedorismo. Muitos brasileiros têm interesse em abrir o próprio negócio e realmente existem excelentes oportunidades no mercado.

No entanto, é necessário se preparar adequadamente para empreender com segurança. Segundo o IBGE, mais da metade das pequenas empresas abertas no Brasil fecham antes de completarem cinco anos, geralmente por erros de gestão.

Então, antes de dar esse passo importante, prepare-se. Procure uma formação que o ajude a compreender o negócio como um todo, a dirigir com competência os diversos setores (administração financeira, marketing, gestão de pessoas etc) e a enfrentar os desafios do mercado.

E para você, qual dessas é a melhor opção para conquistar a estabilidade financeira? Você se identifica mais com a liderança empresarial, com a docência do ensino superior, com o funcionalismo público ou com o empreendedorismo?

Seja qual for a sua escolha, o fato é que você precisa se preparar para todas essas opções, adquirindo conhecimentos e desenvolvendo competências. Nós queremos ajudá-lo a atingir seu objetivo. Assine a nossa newsletter e receba conteúdos imperdíveis para quem quer alcançar o sucesso profissional. Inscreva-se agora mesmo!

Compartilhar:
Rolar para cima

Pesquisar