Docência do Ensino Superior: o que o curso ensina?

Por:digitalpixel
Blog

11

Jul 2019

A docência do Ensino Superior é essencial para o desenvolvimento do país e pode impulsionar sua carreira.

Não importa se você é médico, engenheiro, advogado, professor, enfermeiro, nutricionista — poderíamos citar um número imenso de profissões, mas o fato é que todas elas têm um elemento em comum: para que você tivesse o conhecimento e a titulação necessários para exercê-la, foi necessário passar pelos bancos de uma faculdade. Portanto, isso só aconteceu porque havia profissionais qualificados para a docência do Ensino Superior.

A preparação de profissionais qualificados para ensinar nas faculdades é essencial para o desenvolvimento do país. Ela permite o acesso da população ao Ensino Superior e garante que eles terão a formação adequada para também atuarem em suas respectivas áreas.

Além disso, a docência do Ensino Superior é uma excelente oportunidade para os profissionais que já trabalham no mercado. Ela oferece uma alternativa de carreira para quem é formado em todas as áreas, pois eles serão necessários para multiplicar o conhecimento e transmiti-lo às novas gerações.

Isso significa que você também pode se tornar um profissional do Ensino Superior. Em outro post, falamos sobre as vantagens de optar por essa carreira. Então, se essa possibilidade parece interessante, continue a leitura. Neste artigo, explicaremos o que o curso ensina para habilitá-lo a se tornar um excelente professor universitário!

 

 

Qualificação para a docência do Ensino Superior

Há basicamente duas formas de se tornar um professor do Ensino Superior. A primeira delas é por meio dos programas de Mestrado e Doutorado acadêmico, e eles são recomendados especialmente para quem planeja trabalhar em grandes universidades ou conduzir programas de pesquisa.

Porém, muitas faculdades contratam para seu corpo docente um grupo diferente desse. São profissionais bem-sucedidos no mercado, que demonstraram sua habilidade no exercício da profissão e que, além desse conhecimento prático, buscam uma pós-graduação em docência do Ensino Superior.

Existem especializações para a docência que se aplicam a todas as áreas. Portanto, é um curso que pode ser feito por administradores, professores, advogados, engenheiros, nutricionistas e muitos outros profissionais que pretendem dar aulas em faculdades ou mesmo em cursos de pós-graduação.

Também existem cursos específicos para determinadas áreas, como por exemplo docência do Ensino Superior com ênfase em sistemas de saúde, docência do Ensino Superior de Educação Física e escolar, docência do Ensino Superior em Administração, docência do Ensino Superior em Nutrição etc.

Para que você entenda melhor o que o curso ensina, vamos falar da especialização básica, que atende às necessidades do Ensino Superior para a maioria das profissões. Acompanhe!

 

Legislação e Políticas Públicas

O sistema de ensino é, possivelmente, um dos setores mais regulamentados no Brasil. As instituições não podem simplesmente criar programas de cursos ou mesmo abri-los sem a devida autorização dos órgãos competentes. Além disso, precisam seguir critérios mínimos de carga horária, exigência de estágios, entre outros requisitos.

Por isso, quem atua no Ensino Superior precisa conhecer essas normas para pautar sua prática profissional e pedagógica nessas diretrizes. Nesse contexto, o estudo da Legislação e das Políticas Públicas referentes a esse nível é essencial para a formação do educador. Outras disciplinas relacionadas, como Filosofia e Políticas Educacionais, complementam esse tema.

 

Planejamento Estratégico em Educação

Apesar de ser uma instituição que realiza um relevante trabalho social, a faculdade não deixa de ser uma empresa. Por isso, quem se engaja no Ensino Superior também precisa entender como é feito o planejamento estratégico em Educação, pois ele será a base da gestão estratégica da organização.

Esse planejamento envolve a definição de missão, visão e valores da instituição, bem como ações práticas para solucionar problemas do dia a dia, como a gestão de recursos, pessoas e captação de alunos.

Outro ponto que deve ter destaque nesse planejamento é definir os objetivos da instituição em termos de produção do conhecimento, o que envolve as atividades de pesquisa. Também é comum estabelecer estratégias para beneficiar a comunidade que cerca a instituição por meio de ações de extensão.

 

Planejamento Educacional e Currículo

Depois desta base sólida relacionada à legislação e planejamento estratégico da instituição, o profissional adquire conhecimentos diretamente ligados à atividade de ensino. Ele descobre quais são  os elementos essenciais do currículo, seja porque são definidos por uma diretriz nacional ou porque são relevantes para a formação do profissional.

 

Teorias de Aprendizagem e Didática do Ensino Superior

Lembre-se de que, ao se tornar um docente, o profissional deve ter mais do que o conhecimento técnico aprofundado de sua área. Ele precisa entender como funciona a mente humana, quais são os mecanismos responsáveis pela aprendizagem e a melhor forma de estimulá-los por meio de estratégias didáticas eficazes.

Em outras palavras, o professor precisa descobrir como traduzir um conhecimento profundo em linguagem simples, começando com os conceitos básicos e conduzindo os alunos gradualmente a um domínio maior do conteúdo.  Essa é uma competência essencial para qualquer profissional que pretende atuar como docente, pois influencia diretamente no sucesso e na aprendizagem dos estudantes.

 

Avaliação Escolar e Concepções Pedagógicas de Ensino

O Ensino Superior tem uma grande responsabilidade. Trata-se do nível que fornece profissionais ao mercado de trabalho, o que causará um impacto sobre a sociedade. A falha nesse processo de formação traz consequências para o próprio aluno, que não consegue se destacar no mundo corporativo e, em alguns casos, coloca a vida de outras pessoas em risco.

Por isso, a avaliação no Ensino Superior precisa ser muito criteriosa. Ela deve abranger uma base sólida que é fundamental para a formação de um bom profissional e, sempre que necessário, incluir também os aspectos práticos dessa atividade. Por essa razão, esse é outro conhecimento indispensável para os professores que atuam em faculdades e cursos de pós-graduação.

Existem ainda outras disciplinas muito importantes para a docência do Ensino Superior: o papel das Tecnologias da Informação no Ensino Superior, Metodologia da Pesquisa Científica, Comunicação e Marketing Pessoal etc. Portanto, trata-se de um curso bem abrangente, que oferece uma boa base de conhecimentos aos seus alunos.

 

E então, já tinha pensado na possibilidade de se tornar um professor do Ensino Superior?

Ficou animado com o curso?

Quer conhecer melhor essa oportunidade?

Acesse a nossa página e saiba tudo sobre essa especialização!


Compartilhe:

Faculdade Dom Alberto
Seja nosso parceiro, monte um polo de graduação EAD em sua cidade e conte com uma equipe especializada para auxiliar no crescimento de suas turmas, com a melhor remuneração do mercado.
Sim, tenho interesse!No momento não tenho interesse.

Deixe seu nome completo, (DDD)+Telefone, e-mail e escolha a opção desejada. Entraremos em contato com você.




 
Obrigado por escolhar a Dom Alberto.

R. Ramiro Barcelos, 892 - Centro, Santa Cruz do Sul - RS, 96810-054

0800 006-6370

contato@domalberto.edu.br