#DicasTCC – 10 Dicas Essenciais para um Bom TCC

Antes de conquistar um diploma, estudantes universitários tem um último desafio  apresentar o TCC. Alguns alunos pode realizar um trabalho memorável, já outros alunos o trabalho pode causar pânico. Para ajudá-lo a fazer um trabalho nota dez, separamos para você um passo-a-passo desde o planejamento até a apresentação final.

Confira algumas dicas:

1- Informe-se sobre as regras da instituição.

Antes de começar o trabalho propriamente dito, explore as possibilidades que o seu curso pode proporcionar a você. É importante saber os tipos de TCC que a universidade que o aluno está cursando permite. O TCC pode ser um estudo de caso, um projeto experimental ou uma monografia. Converse com professores e ex-alunos para entender qual é o tipo de trabalho que mais se encaixa com você.

2- Faça um cronograma com base no tempo que você tem.

O tempo que você tem para realizar o seu TCC também depende das regras da instituição em que você estuda. Algumas disponibilizam 6 meses e outras um ano para o trabalho. O prazo vai definir a profundidade do seu trabalho, dentro de um tempo previsto e faça a divisão de tarefas mês a mês.

3- Opte por orientador exigente e criativo.

Um bom orientador é primordial para não deixar o estudante se perder, também é necessário que o orientador deixem os alunos criarem.

4- Escolha parceiros que complementem o seu trabalho.

Algumas instituições permitem que os estudantes façam o TCC em duplas ou grupos. Assim como na escolha do orientador, afinidade não é fator de decisão. O maior problema é querer trabalhar só com amigos, isso pode acabar com o TCC.

5- Faça o trabalho sobre algo que você goste.

Na hora da escolha do tema, a afinidade pesa sim na hora da decisão! A dica mais importante na escolha do tema é: escolher um tema que você domina e te deixa animado para desenvolver até o final. É preciso também ter cuidado na hora do planejamento do tema, colocar algo megalomaníaco pode causar problemas graves na hora de botar as ideias em pratica.

6- Leia, leia.

Uma boa fundamentação teórica é essencial para quem deseja ter um bom TCC. É preciso cuidar da leitura para ter assunto, tirar zero significa ter nada para dizer. Separa um tempo para ler o assunto que será tema do TCC, sobre as técnicas de abordagem e não deixem de ter acesso a outros bons trabalhos de conclusão de curso da sua universidade.

7- Atenção das Normas da ABNT.

Para quem está produzindo um TCC é fundamental as regras da ABNT. Fique sempre ligado, e procure pesquisar sobre as regras.

8- Nunca caia no plágio!

Muitos estudantes tentam ir pelo caminho mais fácil, o famoso ctrl+v e ctrl+v, onde copiam trechos para inserir em conclusão. Fique atento hoje em dia há diversos softwares utilizados para identificar qual a porcentagem de cópia que um determinado trabalho tem, pois o copiar é muito diferente de fazer citações, ou seja se você chegar a pegar um trecho de algum trabalho, é somente citar a fonte.

9- Treine para sua apresentação!

Todo trabalho tem seu dia para apresentação, e com o TCC não é diferente. Por isso ensaie para sua apresentação, fique ligado no seu tema para chegar no dia preparado.

10- Pense mais alto, além da sua nota dez.

Tira a nota máxima é muito importante, sim! Porém, o TCC não se limite a um ‘10’. Encare o TCC como uma chance de enriquecer o seu portfolio e aprender para se tornar um bom profissional.