Desemprego: 6 estratégias para fugir desse fantasma!

Seria ótimo trazer boas notícias, mas a verdade é que o desemprego se tornou uma realidade no país. Como se não bastassem os 13 milhões de desempregados, há também quase 40 milhões de brasileiros na informalidade. Portanto, não se trata de uma situação de fácil solução.

Em um cenário excessivamente otimista, poderíamos dizer que a realização de reformas mudará essa situação. Porém, uma análise atenta mostra que isso não é tão provável. Além de fatores internos como o risco de quebra do país e o alto custo Brasil, que afastam investimentos e reduzem os postos de trabalho, existem também os fatores externos que contribuem para o problema.

A verdade é que o desemprego é um problema mundial e que tende a se acentuar. A cada dia, as companhias desenvolvem soluções automatizadas. Com a Indústria 4.0 chegando, a única forma de um país se manter competitivo é reduzindo custos, e isso se faz com menos pessoas e mais robôs, sistemas, Internet das Coisas (IoT), inteligência artificial…

Diante desse cenário, o que fazer para fugir do fantasma do desemprego?

A situação parece crítica, mas é possível sim driblar todos esses fatores desfavoráveis e se tornar indispensável na companhia em que você atua ou extremamente atrativo para os recrutadores. Quer saber como?

Continue a leitura!

.

1. Prepare-se para cargos de gestão

Quando se fala em emprego, uma das principais tendências mundiais é a substituição da mão de obra operacional pelas máquinas e softwares. Internet das Coisas, sistemas cyber-físicos, drones, chatbots, veículos autônomos — realmente, essas tecnologias acabarão com um grande número de postos de trabalho, e até mesmo com determinadas funções.

Mas não pense que essa é uma realidade recente. No passado isso também acontecia. A tecnologia também acabou com o trabalho de ascensoristas, de acendedores da iluminação pública e muitos outros empregos que existiam no passado. Porém, essas mudanças agora acontecem em uma velocidade bem maior.

A alternativa para não ser engolido por essas tecnologias e evitar o desemprego é se preparar para a liderança empresarial. Independentemente da quantidade de robôs que uma empresa tenha, ela sempre precisará de pessoas para avaliar oportunidades, explorar nichos de mercado e tomar decisões. Portanto, invista em sua formação para se qualificar a atuar no topo das organizações.

.

2. Explore as alternativas que a tecnologia possibilita

Da mesma forma que a tecnologia elimina postos de trabalho, ela cria novas oportunidades. Existem muitas funções que estão surgindo nessa nova era digital, como o cientista de dados, arquiteto de informação, especialista em UX (experiência do usuário). Quem aprende a lidar com essas áreas tem a perspectiva de ficar bem longe do desemprego.

Porém, mesmo quem tem uma profissão tradicional encontra novas oportunidades com as ferramentas digitais. Um exemplo clássico é o do profissional de Educação. Atualmente, além de trabalhar em escolas, ele pode se qualificar para ser tutor de EAD, designer instrucional para programas de treinamento ou mesmo ser um professor de cursos online.

Portanto, oportunidades não faltam para quem tem a mente aberta e está disposto a se preparar para explorar as novas possibilidades do mercado de trabalho!

.

3. Invista em educação continuada e drible o desemprego

O mercado de trabalho continuará mudando, e em uma velocidade cada vez mais acentuada. Por isso, aquela ideia de que bastava ter um diploma para construir uma carreira de sucesso ficou no passado. O profissional atual precisa entender que sua formação é continuada, e que de tempos em tempos ele deverá agregar um curso novo e relevante ao seu currículo, melhorando sua empregabilidade.

Felizmente, embora o mercado tenha se tornado mais exigente, a tecnologia também facilitou essa qualificação. Não é mais necessário ir até uma instituição de ensino e assistir aulas presenciais. Tudo pode ser feito pela internet, no local e horário mais conveniente para o aluno. E tudo isso com a mesma qualidade de um curso convencional.

.

4. Torne-se uma autoridade em seu segmento

As pessoas só se tornam substituíveis quando elas não têm nada de único, quando entregam a mesma qualidade que seus concorrentes. Porém, quando um profissional adquire conhecimento, desenvolve competências e agrega um valor diferenciado ao seu trabalho, ele se torna uma autoridade em seu segmento.

É esse o tipo de profissional que as empresas não querem perder. Por isso, é fundamental investir em qualificação e fazer dela um instrumento para alcançar um nível altíssimo de performance. Se o seu trabalho traz resultados extraordinários, seu lugar está garantido no mercado.

O desempenho acima da média começa a abrir outras portas: o profissional pode ser chamado para fazer palestras e participar de eventos de sua área. Dessa forma, ele se consolida como uma autoridade no tema e se torna disputado pelas empresas. Portanto, vale a pena investir em conhecimento.

.

5. Faça networking

Muitas oportunidades de trabalho surgem a partir dos nossos contatos profissionais. Pessoas que conhecem sua formação e  seu desempenho podem indicá-lo para uma vaga ou consultoria. Dessa forma, elas viabilizam os próximos passos para uma carreira de sucesso.

Por isso, o profissional não deve se descuidar do networking. Mantenha contato com as pessoas de sua área, crie conexões, participe de eventos. Use redes sociais como o LinkedIn para ajudar outros profissionais compartilhando conteúdo útil, e você será visto como alguém atualizado e preparado para enfrentar os desafios do mercado.

.

6. Prepare-se para um concurso

Para quem quer fugir do desemprego definitivamente, a melhor alternativa é o concurso. Além dos salários acima da média do mercado, o funcionário público desfruta de estabilidade — só é demitido em situações de crime, abandono ou inassiduidade habitual do cargo, improbidade administrativa e outros comportamentos desse gênero.

Portanto, tornar-se um funcionário público concursado é uma blindagem contra o desemprego. Como as vagas são muito disputadas, é fundamental se preparar para desbancar um grande número de concorrentes. Além de estudar toda a matéria prevista no edital, uma excelente estratégia para se destacar é investir em cursos de pós-graduação para obter uma pontuação maior na prova de títulos.

Cada uma dessas estratégias contribui para que a pessoa se torne indispensável na empresa onde ele está ou, se estiver desempregado, para auxiliar na recolocação profissional. Se elas forem combinadas, as chances de alcançar o sucesso se tornam ainda maiores. Por isso, vale a pena investir em sua formação e explorar essas possibilidades.

E aí, por qual dessas estratégias você vai começar a garantir sua permanência no atual emprego ou sua recolocação no mercado de trabalho?

Fique por dentro do que está rolando no mundo e no meio profissional de todas as áreas. Assine nossa newsletter!

Receber Newsletter

Compartilhar:
Rolar para cima

Pesquisar