Cursos de pós-graduação: como escolher a melhor opção?

Por:digitalpixel
Blog

09

May 2019

Para ter sucesso na carreira, é fundamental que o profissional tenha um fato em mente: os cursos de pós-graduação não são um gasto, e sim um investimento. Por isso, a escolha precisa ser muito cuidadosa, considerando o potencial daquela especialização para realmente criar excelentes oportunidades e garantir o retorno esperado.

Não sabe como fazer essa escolha? Então, não perca este post! Preparamos um checklist de pontos que o profissional deve considerar ao avaliar um curso e também a instituição que o oferece. Ficou interessado? Confira!

Como escolher cursos de pós-graduação?

1. Avalie o alinhamento entre a formação e objetivos de carreira

Para alcançar o sucesso, é muito importante que você tenha um Plano de Desenvolvimento Individual. Nesse documento está o passo a passo para atingir seu objetivo de carreira: conhecimentos que deve adquirir, funções que vão contribuir para ter uma experiência profissional relevante para chegar ao cargo desejado, e assim por diante.

Por isso, antes de escolher cursos de pós-graduação, analise se essa formação está alinhada aos seus próprios objetivos de carreira. Se aquele certificado é um dos degraus para alcançar sua meta, esse já é um indicativo positivo. Por outro lado, se ele não é tão necessário, talvez seja melhor pensar em opções mais coerentes com seu propósito.

2. Analise o currículo dos cursos de pós-graduação disponíveis

Esse é outro passo muito importante. Veja quais são as disciplinas que a instituição se propõe a ensinar, a carga horária total e os conteúdos de cada um dos componentes curriculares. Dessa forma, você conseguirá avaliar se o curso é completo e tem tudo que um profissional precisa para melhorar sua performance e ter um verdadeiro diferencial competitivo.

3. Informe-se sobre a reputação da faculdade

Antes mesmo de conhecê-lo pessoalmente, o recrutador analisará seu currículo. O fato de ter o certificado de uma instituição de ensino bem avaliada pelo mercado de trabalho pode fazer toda a diferença na hora de conseguir uma entrevista.

Por isso, esse é um critério importante na hora de fazer sua escolha. Verifique a nota que a instituição obteve na avaliação do MEC, por exemplo. Esse é um indicativo que faz com que ela obtenha o respeito do mercado.

Além disso, em algumas áreas é válido observar se a faculdade tem a aprovação de instituições reconhecidas. No campo do Direito, por exemplo, a Ordem dos Advogados do Brasil criou um selo, chamado de OAB Aprova.

Esse reconhecimento mostra que a OAB avaliou o currículo dos cursos de pós-graduação oferecidos pela faculdade e viu que eles proporcionam conhecimentos relevantes aos profissionais. Isso significa que eles têm todos os conteúdos necessários para que o bacharel em Direito se destaque em sua área de especialização. Então, fique atento a esses critérios!

4. Considere a sua rotina

Além de verificar a adequação dos cursos de pós-graduação aos seus objetivos de carreira e a qualidade da especialização, também é importante pensar na sua rotina. Considerando sua agenda habitual, é fácil conciliar trabalho e estudo? É possível ir à faculdade pelo menos uma vez por semana? Qual é o limite de horas que você tem disponíveis para a educação continuada?

Afinal, não adianta começar uma especialização, mesmo com a melhor das intenções, se para você o deslocamento ou um horário fixo de estudos é inviável. Diante das boas opções de cursos de pós-graduação que encontrou, qual delas ajudará a simplificar sua rotina?

Diante desse dilema, muitas pessoas estão optando pelos cursos de pós-graduação a distância. Eles oferecem a mesma qualidade de um programa presencial, com a diferença de que é muito mais fácil encaixá-los em sua rotina. Portanto, esse é um critério essencial no momento da escolha.

5. Analise a flexibilidade do curso

Alguns cursos de pós-graduação têm uma estrutura bem rígida. A faculdade define uma data para a turma começar, as aulas também seguem um cronograma prévio e todas as outras atividades se desenvolvem em torno disso: há um prazo para entrega de trabalhos, atividades, projetos etc.

Para algumas pessoas, esse tipo de curso funciona. Para outras, é inviável. Devido a compromissos de trabalho, elas têm uma rotina mais complicada, que não permite assistir às aulas com regularidade ou entregar os projetos no período certo.

Já outros cursos são extremamente flexíveis. As aulas ficam disponíveis para o aluno assistir sempre que ele quiser e puder. O mesmo acontece com os trabalhos e projetos, permitindo que cada um realize as atividades em seu próprio ritmo.

Então, analise qual desses dois perfis atende melhor às suas necessidades. Esse é outro ponto importante a considerar antes de fazer sua escolha.

6. Calcule todos os custos envolvidos

É importante olhar não só o preço do curso, mas todos os custos que ele envolve. Se além de pagar pela especialização você precisa gastar para se deslocar até um outro bairro ou cidade, pegar trânsito e levar horas para ir e voltar, pode ser que o barato saia caro. Afinal, tempo é dinheiro!

Também é importante comparar os valores dos cursos de pós-graduação com o que eles oferecem. Você vai descobrir que há faculdades que oferecem programas muito semelhantes, mas cobram muito mais por isso.

Então, antes de escolher uma especialização, analise todos esses aspectos. Afinal, como um profissional em busca de ascensão, a gestão do seu próprio tempo e dinheiro são essenciais e devem ser maximizados para potencializar sua aprendizagem e sucesso.

7. Verifique se é possível acelerar a conclusão

Algumas pessoas querem turbinar sua carreira rapidamente. Quando elas têm tempo disponível para isso, um curso longo com um tempo definido para início e término pode impedi-las de aproveitar muitas oportunidades.

Se você é uma dessas pessoas, que têm tempo e condições para acelerar sua formação, o ideal é procurar cursos de pós-graduação intensivos. Existem faculdades que oferecem esta modalidade e, em cerca de 3 a 6 meses, já é possível obter o seu certificado e incluir a especialização no currículo.

Para quem pretende prestar concursos públicos, essa modalidade é ainda mais interessante. O profissional consegue conquistar 3 ou 4 certificados em um ano, o que fará uma enorme diferença no momento da prova de títulos.

E então, gostou do nosso checklist para escolher cursos de pós-graduação? Entendeu quais são os aspectos referentes à qualidade da especialização e flexibilidade que você precisa considerar antes de tomar uma decisão?

Quer outras dicas para escolher as melhores opções para alavancar sua carreira? Assine a nossa newsletter e receba sugestões de conteúdos imperdíveis em seu e-mail. Inscreva-se!


Compartilhe:

Faculdade Dom Alberto
Seja nosso parceiro, monte um polo de graduação EAD em sua cidade e conte com uma equipe especializada para auxiliar no crescimento de suas turmas, com a melhor remuneração do mercado.
Sim, tenho interesse!No momento não tenho interesse.

Deixe seu nome completo, (DDD)+Telefone, e-mail e escolha a opção desejada. Entraremos em contato com você.




 
Obrigado por escolhar a Dom Alberto.

R. Ramiro Barcelos, 892 - Centro, Santa Cruz do Sul - RS, 96810-054

0800 006-6370

contato@domalberto.edu.br