Como mudar de carreira com segurança?

Mercado competitivo, automação, incentivo ao autoconhecimento, acesso a oportunidades educacionais, desaparecimento de profissões, inconformismo das novas gerações — por todas essas razões, mudar de carreira é uma realidade cada vez mais frequente.

No passado, a guinada na vida profissional era bastante incomum. Porém, atualmente essas mudanças deixaram de ser um tabu. As pessoas já não se sentem presas a uma escolha feita no início da carreira. Quando percebem que não têm a afinidade que esperavam com a profissão, elas se consideram livres para explorar suas aptidões ou aproveitar as oportunidades do mercado.

Também não podemos nos esquecer de que o mercado passou por uma grande transformação. A automação se iniciou nas fábricas, passou para os escritórios e acabou com uma série de postos de trabalho. Por essa razão, muitos profissionais tiveram que rever seus objetivos.

Além disso, o fácil acesso aos cursos de especialização simplificou essa decisão. Com uma pós-graduação a distância, por exemplo, o profissional consegue se capacitar para atuar em outras áreas relacionadas à sua formação inicial ou se aventurar em um ramo completamente diferente. O resultado pode ser a realização pessoal combinada à estabilidade financeira.

Mas será que as pessoas que mudam de carreira sempre alcançam o sucesso? É possível reduzir os riscos dessa transição e escolher uma nova profissão com alta demanda no mercado, que oferece ótimos salários e ainda proporciona uma qualidade de vida melhor ao profissional?

Realmente, é necessário tomar alguns cuidados antes de mudar de carreira. Por isso, selecionamos alguns passos que podem ajudá-lo a fazer essa transição com segurança. Confira!

1. Estude o mercado antes de mudar de carreira

No mercado de trabalho, sempre há profissões em ascensão e outras em declínio. Então, antes de pensar em mudanças, é necessário avaliar se a demanda por esse tipo de profissional tende a aumentar ou será reduzida por uma série de fatores.

Profissionais que realizam tarefas burocráticas e repetitivas, por exemplo, tendem a ser substituídos por máquinas e robôs. Portanto, o ideal é focar em profissões em que as características humanas são essenciais e não podem ser simplesmente trocadas por sistemas.

2. Elabore um plano de carreira

Onde você quer chegar nessa nova carreira? É importante definir seus objetivos e quais são os passos para alcançá-los. Depois de estabelecer seu alvo, você conseguirá identificar os cursos que precisará fazer para se tornar apto aos cargos desejados.

Essa etapa ajudará você a entender se basta fazer uma pós-graduação para exercer a nova profissão ou se é necessário investir outros quatro anos (talvez cinco) em um curso superior. Dessa forma, seja qual for a sua decisão, ela será tomada de forma consciente.

Lembre-se sempre de fazer seu Plano de Desenvolvimento Individual de forma realista. Assim, você conseguirá programar suas próximas ações para mudar de carreira e terá uma expectativa mais exata quanto ao tempo necessário para vencer cada uma das etapas estabelecidas.

3. Avalie sua compatibilidade com a nova profissão

Se você já entrou no mercado de trabalho, provavelmente conhece suas próprias características. Portanto, suas chances de acertar em uma nova decisão se tornam maiores à medida que você usa esse autoconhecimento para definir um novo rumo para a carreira.

Algumas vezes, as pessoas criam expectativas a respeito de uma profissão. Porém, nem sempre sua personalidade e perfil comportamental são compatíveis com a escolha que pretendem realizar.

Por isso, é muito importante fazer essa avaliação. Você pode desenvolver uma série de competências que ainda não tem, mas dificilmente se sentirá feliz se a nova profissão exigir um perfil comportamental completamente distinto do seu.

Quer um exemplo para tornar a situação menos abstrata? Alguns profissionais têm um perfil mais reservado, detalhista e são extremamente competentes quando precisam realizar atividades técnicas. Porém, lidar com outras pessoas por um período prolongado pode ser extremamente desgastante.

Esse é apenas um exemplo. Por isso, é importante analisar o que o mercado espera dos profissionais da área em que você deseja atuar. Habilidade para planejar, aptidão para liderança, atenção a detalhes — avalie se você realmente se identifica com essas atividades antes de mudar de carreira.

4. Procure áreas relacionadas à sua atual profissão

Alguns profissionais gostam de sua área de atuação, mas sentem que sua função já não atende suas necessidades. Eles querem salários maiores, mais tempo para cuidar da saúde, conviver com a família ou um emprego que possibilite uma qualidade de vida melhor.

Nesses casos, é possível mudar de carreira buscando áreas relacionadas à sua atual profissão. Esse é o caso de muitos educadores que, cansados da rotina estressante da escola, preferem migrar para a docência do Ensino Superior, tutoria EAD e prática da Psicopedagogia, entre outras possibilidades.

Aproveitar a formação anterior permite que diversos profissionais mudem de área de atuação apenas com uma pós-graduação. Assim, eles não iniciam na nova ocupação a partir da estaca zero e conseguem fazer essa transição bem mais rápido.

5. Faça uma reserva financeira

Para o profissional que está estabilizado em uma profissão, mudar de carreira pode trazer um desafio financeiro. Se eles optarem por uma área completamente diferente da atual, eles começarão em cargos para iniciantes. Então, existe a possibilidade de o rendimento mensal cair no início desse processo.

Além disso, a transição exige investimento em estudos. Por isso, é interessante fazer uma reserva financeira nesse período de mudanças. Aliás, ter algum dinheiro guardado garantirá que você não precise interromper os estudos caso o desemprego bata à porta.

6. Busque cursos intensivos

Os cursos intensivos permitem que o indivíduo tenha uma transição profissional bem mais rápida. Várias universidades oferecem especializações que podem ser concluídas em 4 ou 6 meses, desde que o aluno complete todos os requisitos exigidos pela instituição.

Portanto, os cursos intensivos são uma excelente ferramenta para turbinar a carreira e fazer essa mudança rapidamente. Além disso, eles garantem um diferencial competitivo no currículo daquele profissional, fazendo com que ele se destaque em processos seletivos.

7. Especialize-se

Não se engane! Mudar de carreira está cada vez mais fácil, mas exige esforço. Afinal, o profissional passa a concorrer com outros que têm praticamente a mesma idade que ele, mas muitas vezes já adquiriram uma longa experiência em sua área de atuação.

Nesse momento, o conhecimento é fundamental. Especializações são uma estratégia para tornar seu currículo atrativo e melhorar sua empregabilidade. Dessa forma, um recrutador pode avaliar que, mesmo com menos experiência, você está atualizado e tem potencial para trazer uma contribuição relevante e excelentes resultados para a organização.

E então, gostou das nossas dicas para mudar de carreira com segurança? Quer saber como fazer seu Plano de Desenvolvimento Individual e identificar todos os passos para alcançar seu objetivo? Baixe gratuitamente nosso e-book sobre esse tema e descubra como se destacar no mercado!

Compartilhar:
Rolar para cima

Pesquisar