Como fazer pós-graduação online e não perder o foco?

Por:jamaica
Blog

06

Aug 2019

As vantagens de fazer pós-graduação online já são bem conhecidas: flexibilidade de horários, preços acessíveis e a possibilidade de acelerar a conclusão são apenas alguns dos benefícios destacados por alunos que escolhem essa modalidade de ensino.

Porém, para quem nunca estudou a distância, podem surgir algumas dúvidas sobre essa modalidade de ensino. Afinal, é comum que em formações anteriores a pessoa tenha experimentado outra rotina: ir à universidade todos os dias, entregar trabalhos e provas em datas pré-definidas, conviver diretamente com outros estudantes, ser cobrada pelo professor, e assim por diante.

Como muitos cursos de especialização online não têm esse tipo de cobrança, algumas pessoas têm medo de perder o foco. Elas acreditam que, sem uma lista de chamadas que pode levar à reprovação ou a necessidade de comparecer às aulas em dias determinados, perderão o foco e não conseguirão concluir a especialização de forma satisfatória.

Se você também tem esse receio e por isso ainda não começou sua pós-graduação online, este post foi feito para ajudá-lo. Trouxemos algumas dicas imbatíveis para mantê-lo motivado e garantir que sua experiência na EAD se transforme em um diferencial competitivo para sua carreira. Confira!

.

1. Mantenha seu objetivo em mente

Quem procura um curso de especialização tem bons motivos para isso: desejo de crescer profissionalmente, de alcançar a estabilidade financeira, de conquistar uma promoção, chegar a cargos de liderança

Para quem realmente tem essa vontade de turbinar a carreira, a principal dica para não perder o foco ao fazer pós-graduação online é manter seu objetivo em mente. Sempre pense que o esforço que você faz hoje é o passaporte para sua jornada rumo ao sucesso. Dessa forma, tudo valerá a pena e será bem mais fácil manter-se focado.

..

2. Defina uma rotina para fazer pós-graduação online

Mesmo que seu curso tenha dias e horários muito flexíveis, crie uma rotina e siga-a. Escolha um ou dois dias por semana para assistir às aulas, ler o material referente às disciplinas, realizar as atividades solicitadas e dedicar-se à aprendizagem. Essa organização ajuda a conciliar trabalho e estudos sem se estressar.

Determinar os dias específicos para estudo o ajudará a não perder o foco. É como o compromisso que você teria com um curso presencial, mas sem sair do conforto de sua casa ou de qualquer lugar onde estiver. Coloque esse momento na sua agenda e evite marcar qualquer compromisso nesse horário, exatamente como faria se tivesse que se deslocar até à universidade.

.

3. Elimine distrações

Ao fazer pós-graduação online, alguns alunos cometem o erro de assistir às aulas em um ambiente desfavorável, cheio de distrações. Além disso, se várias abas do navegador estiverem abertas e mostrando notificações de redes sociais, realmente será mais difícil manter o foco.

Por isso, elimine as distrações no seu momento de estudos. Defina um local da casa onde as pessoas não circulam, que fique longe da TV e até mesmo do seu smartphone. Crie um ambiente ideal para favorecer sua concentração e pare apenas para fazer pausas programadas e aliviar a mente.

.

4. Não deixe as dúvidas se acumularem

Quando o aluno fica em dúvida sobre algum ponto, os tópicos seguintes de uma disciplina podem não fazer nenhum sentido e se tornam desinteressantes. Portanto, é importante resolver o problema logo no início e não permitir que a falta de compreensão de uma matéria desestimule seu empenho.

Por isso, ao fazer pós-graduação online, é fundamental procurar ajuda ao primeiro sinal de dúvida. Entre em contato com o tutor, além de fazer perguntas em chats e fóruns disponibilizados pela instituição. Com essas ferramentas, você conseguirá entender a matéria, manter seu interesse e garantir uma aprendizagem significativa.

.

5. Estabeleça prazos para suas tarefas

Outro ponto essencial para não perder o foco ao fazer pós-graduação online é a organização. Não deixe as tarefas, trabalhos e leituras se acumularem.

Sem disciplina, elas se transformam em uma bola de neve. Além do estresse de correr com uma atividade, a aprendizagem é prejudicada.

Se a universidade estabelece um prazo de entrega, programe-se com antecedência para fazer a atividade com calma e evitar imprevistos de última hora. Ao se planejar, você terá tempo para estudar o tema em profundidade, tirar eventuais dúvidas, fazer um trabalho significativo e realmente construir conhecimento.

Há outros cursos de especialização que são mais flexíveis e não têm um prazo específico para a conclusão. Nesses casos, o ideal é você mesmo marcar as datas e se empenhar para cumpri-las. Assim, o período da especialização não se estenderá demais, dificultando a manutenção do foco.

.

6. Procure cursos mais flexíveis

Para alguns profissionais, manter o foco na especialização por um ou dois anos pode ser complicado. Um período tão longo pode coincidir com outros eventos importantes na vida pessoal e mesmo na carreira, dificultando a permanência do aluno no curso.

Essa dificuldade pode ser contornada quando, ao tentar fazer pós-graduação online, o profissional busca especializações mais flexíveis ou cursos intensivos. Se ele tem tempo disponível agora, pode se dedicar aos estudos com uma frequência maior e concluir a formação rapidamente.

Algumas pessoas, especialmente aquelas que se acostumaram ao ritmo da faculdade, geralmente se adaptam muito bem à pós-graduação intensiva. Elas consideram mais fácil manter o foco quando dedicam um número significativo de horas semanais, mas conseguem concluir a especialização em quatro ou seis meses.

Nesses casos, existe uma percepção clara da recompensa: fazer pós-graduação online e obter um certificado mais rápido acelera o crescimento na carreira. A possibilidade de ser promovido e conquistar o cargo dos sonhos ou mesmo de se candidatar a uma vaga em outra empresa deixa de ser um projeto para o futuro distante e se transforma em um objetivo de curto prazo.

Seguindo essas dicas, será muito mais fácil manter o foco ao fazer pós-graduação online. Dessa forma, você conseguirá chegar ao topo da carreira e alcançar o sucesso muito mais rápido.

E então, gostou do post?

Quer saber mais sobre a pós-graduação a distância e descobrir se existem diferenças entre essa modalidade de ensino e uma especialização presencial?

Não perca tempo! Continue aqui no blog e confira nosso artigo completo sobre esse tema!


Compartilhe:

Faculdade Dom Alberto
Seja nosso parceiro, monte um polo de graduação EAD em sua cidade e conte com uma equipe especializada para auxiliar no crescimento de suas turmas, com a melhor remuneração do mercado.
Sim, tenho interesse!No momento não tenho interesse.

Deixe seu nome completo, (DDD)+Telefone, e-mail e escolha a opção desejada. Entraremos em contato com você.




 
Obrigado por escolhar a Dom Alberto.

R. Ramiro Barcelos, 892 - Centro, Santa Cruz do Sul - RS, 96810-054

0800 006-6370

contato@domalberto.edu.br