Você sabe como funciona o ENEM?

COMO FUNCIONA O ENEM?

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) foi criado pelo MEC no ano de 1998 e seu objetivo inicial era avaliar a qualidade do Ensino Médio no país.  Sua realização não é obrigatória, porém seu resultado serve para acesso ao Ensino Superior em Universidades Públicas (através do SISU – Sistema de Seleção Unificada) e Privadas (através do Programa Universidade para Todos – Prouni e Financiamento Estudantil – Fies). O exame é aberto a qualquer pessoa, embora boa parte dos participantes seja composta de concluintes do ensino médio, também existem candidatos em outras situações.

As provas são realizadas sempre em 2 dias. Até 2016 elas eram realizadas em um único final de semana, no sábado e domingo. No ano de 2017 as provas começaram a ser realizadas em 2 finais de semanas distintos, sempre aos domingos. No primeiro domingo os candidatos realizam as provas de Ciências Humanas (45 questões objetivas de geografia, história, filosofia e sociologia) e Linguagens e Códigos (45 questões objetivas de língua portuguesa, literatura e língua estrangeira, podendo ser inglês ou espanhol, a escolha do candidato), além da redação (um texto de prosa dissertativo-argumentativo). No segundo domingo é a vez das provas de Ciências da Natureza (45 questões de biologia, química e física) e Matemática (45 questões). Em 2018 as provas acontecerão nos dias 04 e 11 de novembro.

As notas são calculadas mensuradas pelo sistema de avaliação Teoria de Resposta ao Item (TRI), que é considerada a metodologia mais avançada para medir o conhecimento dos alunos e o comportamento deles na hora do exame. Quanto mais participantes acertarem determinada questão, menor será sua pontuação. Se o estudante acertar questões que poucos acertaram, sua nota será maior. Já se o participante acertar poucas questões consideradas difíceis, se entenderá que o estudante ‘’chutou’’ e sua nota será menor.

E VOCÊ, ESTÁ PREPARADO?