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1. Revista de Administração Dom Alberto (ISSN 2359-5272)

Sobre a Revista

Contato

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Revista de Administração Dom Alberto

Faculdade Dom Alberto

Rua Ramiro Barcelos, 892, Centro, CEP 96.810-054.

Santa Cruz do Sul – Rio Grande do Sul – Brasil.

Telefone: (55) 51 2106.6370

 

Envio de artigos

revista.administracao@domalberto.edu.br

Bibliotecária:
Sra. Maria José Siqueira
maria.biblioteca@domalberto.edu.br

Equipe Editorial

Corpo Editorial

Profa. Fabiane da Silveira Silveira

Faculdade Dom Alberto (FDA)

Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil

 

Comissão Editorial

Prof. Dr. Carlos Honorato Schuch Santos (FURG)
Prof. Dr. Cristiano Stamm (UNIOESTE)
Prof. Dr. Guilherme Bergmann B. Vieira (UCS)
Prof. Dr. Ilde Luiz Borella (UCS)
Prof. MSc. Luiz Alonso de Oliveira Blanco (SENAC)
Profa. Dra. Manoela Silveira dos Santos (UNIOESTE)
Profa. Dra. Margareth Rodrigues de Carvalho Borella (UCS)
Profa. Dra. Marlise Amália Reinehr Dal Forno (UFRGS)
Prof. Dr. Roberto Birch Gonçalves (UCS)

 

Avaliadores

Prof. Ms. Alvaro Gustavo Wagner Junqueira – UNIVATES

Prof. Dr. Aragon Érico Dasso Júnior – UFRGS

Profa. Fabiane Silveira – FDA

Profa. Ms. Débora Dutra – UERGS

Prof. Ph. D. Eduardo de Oliveira Wilk – UFPEL

Profa. Dra. Elizete de Azevedo Kreutz – UNIVATES

Prof. Ms. Emerson Dias Silveira – FDA

Prof. Ms. Éverton Luís Mendes de Jesus – UNIRITTER

Prof. Dr. Gabriel Sperandio Milan – UCS

Prof. Ms. Gilberto Dias da Rosa Junior – Universidade Estácio de Sá

Profa. Ms. Ilsa Solka de Lemos – UNISC

Prof. Dr. Julio Cezar Mairesse Siluk – UFSM

Prof. Dr. Leonardo da Silva Xavier – UFRGS

Profa. Dra. Marlise Amália Reinehr Dal Forno – UFRGS

Profa. Ms. Nadiesca Pohlmann – FDA

Prof. Dr. Roberto Birch Gonçalves – UCS

 

Colaboradores do Projeto da Revista

Programa de Pós-Graduação Dom Alberto – PPGDA

Curso de Graduação em Administração Faculdade Dom Alberto – CGAFDA

Políticas

Foco e Escopo

A Revista de Administração Dom Alberto, com periodicidade de publicação semestral, é uma iniciativa da Coordenação de Pós-graduação e da Coordenação do Curso de Administração da Faculdade Dom Alberto, de Santa Cruz do Sul/RS. O seu principal objetivo é publicar artigos inéditos em língua portuguesa sobre temas que contribuam para a ampliação das reflexões do conhecimento científico.

Políticas da Seção

A Revista de Administração Dom Alberto publica artigos inéditos, resultantes de pesquisas científicas em andamento ou concluídas que atendam o foco e escopo da revista, bem como a chamada para publicação de cada edição do periódico e que estejam organizados segundo as normas da revista. A Revista é aberta à colaboração de pesquisadores, professores doutores, doutorandos e mestrandos de universidades e centros de pesquisa do Brasil e do exterior, sobre a área de Administração.

Processo de avaliação pelos pares

A revista possui uma Comissão Editorial responsável pela avaliação dos trabalhos. Este grupo é formado por profissionais de destaque e com expressiva produção científica na área do conhecimento sob foco da revista. O processo de avaliação tem início com a verificação, por parte do Conselho Editorial, de conformidade das normas e das linhas de pesquisa da Revista de Administração Dom Alberto. Cada artigo submetido será avaliado por pareceristas cadastrados como consultores ad hoc da revista, conforme o sistema double blind review (avaliação científica sem identificação de autores e/ou revisores). Os critérios para a avaliação dos artigos levam em conta relevância do tema, originalidade da contribuição para a área da Administração, clareza do texto, adequação da bibliografia, estruturação e desenvolvimento teórico, metodologia utilizada, e conclusões. O artigo será encaminhado primeiramente para dois pareceristas e será aprovado para publicação se receber parecer favorável de ambos. Em caso de uma divergência (uma aprovação e uma reprovação), o artigo será encaminhado para um terceiro parecerista.

Periodicidade

A periodicidade de publicação da Revista de Administração Dom Alberto é semestral.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Arquivamento

Esta revista também está disponível para consulta Base de Dados Dom Alberto (PHL).

Eixos Temáticos:

Administração; Ensino, Pesquisa e Produção Acadêmica; Estratégia e Economia de Empresas; Estudos sobre Governança; Finanças e Contabilidade; Gestão Ambiental; Gestão Pública; Gestão Tecnológica; Marketing; Qualidade e Produtividade; Recursos Humanos e Organizações; Sustentabilidade e Tecnologia de Informação.

Eventualmente, artigos versando sobre outros temas poderão ser avaliados para publicação, caso o assunto seja considerado de interesse para o público da Revista.

Poderão ser aceitos os artigos submetidos e aprovados em eventos científicos destas áreas, desde que seja explicitado essa referência em nota de rodapé, e, caso aprovados, serão publicados na Revista de Administração Dom Alberto, uma vez que a publicação de artigos em anais de eventos científicos é considerada publicação provisória.

Submissões

Sistema de Submissão: fluxo contínuo

Sistema de Submissão: fluxo contínuo

Os manuscritos podem ser submetidos em qualquer data. Assim que forem enviados, serão designados os avaliadores e, em caso de aprovação, serão incorporados no próximo número a ser publicado.

Submissões Online

revista.administracao@domalberto.edu.br

Sistema de Publicação

Os trabalhos aceitos para publicação e que tiveram os procedimentos editoriais encerrados serão imediatamente publicados na versão eletrônica. Isso será feito até que se encerre a composição de um novo fascículo.

Diretrizes para Autores

Diretrizes para Autores

1. Os textos devem ser enviados com duas cópias sendo: uma cópia com a identificação dos autores conforme item 5 abaixo; a segunda cópia sem identificação dos autores, em forma digital para o e-mail: revista.administracao@domalberto.edu.br Os originais recebidos não serão devolvidos.

2. No corpo do e-mail, o autor deve informar seu endereço completo, filiação institucional e endereço eletrônico.

3. Os artigos deverão ser apresentados em português, deverão ter, no mínimo, dez páginas e, no máximo, 20, incluídos os elementos não-textuais (tabelas, figuras e gráficos). Devem ser formatados segundo as normas da revista. Textos que não obedecerem às normas não serão aceitos.

4. artigo submetido à apreciação para publicação deverá apresentar as características técnicas apontadas a seguir. Deverá estar formatado em: os arquivos em Word (.doc), Folha – A4, as medidas para as margens de uma folha A4 são: esquerda e superior de 3cm; direita e inferior de 2cm. A entrada de parágrafo de 1,25cm, espaçamento entre linhas 1,5 cm e espaçamento de 6 pontos antes e 6 pontos depois entre títulos e subtítulos.

5. O título do artigo deve ser centralizado, em caixa alta, fonte Arial 12 e em negrito. Duas linhas abaixo do título, à direita, devem (m) constar o (s) nome (s) do (s) autor (es), com letras maiúsculas somente para as iniciais. Para cada nome de autor deve ser inserida uma nota de rodapé com numeração em arábico, apresentando a formação, a instituição onde atua e e-mail.

6. O Resumo deverá ressaltar o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do trabalho, (mínimo de 150 e máximo de 200 palavras cada um), a fonte Arial tamanho 10 espaço simples.

7. Duas linhas abaixo do resumo, deve aparecer a expressão Palavras-chave, seguida de dois-pontos, em negrito e alinhada à esquerda e as palavras-chaves devem ser 03 (três) apresentadas.

8. Duas linhas abaixo das palavras-chave, deve ser apresentado o Abstract e as Keywords, respectivamente.

9. Citações de até três linhas devem estar no corpo do texto, entre aspas. Caso as citações ultrapassem três linhas, deverão ser formatadas sem aspas, em fonte Arial, tamanho 10, espaço simples e em bloco com recuo de 4cm, 6 pontos antes e depois.

10. Após cada citação, deverá vir a sua referência bibliográfica, no formato: (SOBRENOME DO AUTOR, data de publicação, número das páginas). Por exemplo: (CANDIDO, 1995, p. 114). Ao final do texto, todas fontes citadas deverão ser apresentadas nas referências.

11. As Referências, devem ser em espaço simples entre linhas, fonte Arial, tamanho 11, e seguir as normas da ABNT (NBR-6023). Exemplos:

ATENÇÃO: as obras que tiverem registro internacional do tipo DOI da CrossRef devem ter ao final o número de registro, como segue no exemplo abaixo:

SILVA, C. E.; PINTO, J. B.; GOMES, L. J. Ecoturismo na Floresta Nacional do Ibura como potencial fomento de sociedades sustentáveis. Revista Nordestina de Ecoturismo, Aracaju, v.1, n.1, p.10-22, 2008. DOI: http://dx.doi.org/10.6008/ESS1983-8344.2008.001.0001

ATENÇÃO: O “et al.” só pode ser utilizado nas CITAÇÕES e não nas REFERÊNCIAS, onde deve constar obrigatoriamente o nome de todos os autores.

De forma genérica as referências devem ter os seguintes elementos: autor (quem?); título (o que?); edição; local de publicação (onde?); editora; e data de publicação da obra (quando?). Seguem orientações especificas para listagem de referências de alguns tipos mais usuais de obras consultadas:

a) periódicos (artigos de revistas cientificas)

ARAÚJO, P. C.; CRUZ, J. B.; WOLF, S. M.; RIBEIRO, T. V. A. R. Empreendedorismo e educação empreendedora: confrontação entre a teoria e a prática. Revista de Ciência da Administração, Florianópolis, v.8, n.15, p.45-67, 2006.

TAYRA, F.; RIBEIRO, H. Modelos de indicadores de sustentabilidade: síntese e avaliação crítica das principais experiências. Saúde e Sociedade, São Paulo, v.15, n.1, p.84-95, 2006.

b) livros

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e interpretação de dados. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2007.

c) capítulos de livro

BOO, E. O planejamento ecoturístico para áreas protegidas. In: LINDBERG, K.; HAWKINS, D. E. Ecoturismo: um guia para planejamento e gestão. São Paulo: Senac São Paulo, 1999. p.65-80.

d) anais de eventos

SILVA, C. E. Ecoturismo no Horto Florestal do Ibura como potencial fomento de sociedades sustentáveis. In: ENCONTRO PARANAENSE DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, 9. Anais. Guarapuava: Unicentro, 2006. CD-ROM.

e) revistas de noticias

NILIPOUR, A. H.; BUTCHER, G. D. Manejo de broilers: las primeras 24 horas. Industria Avicola, Mount Morris, v.46, n.11, p.34-37, nov. 1999.

f) teses, dissertações e monografias

CARVALHO, F. Práticas de planejamento estratégico e sua aplicação em organizações do terceiro setor. Dissertação (Mestrado em Administração) – Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004.

BETTIOL JÚNIOR, A. Formação e destinação do resultado em entidades do terceiro setor: um estudo de caso. Tese (Doutorado em Ciências Contábeis) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.

g) leis ou normas jurídicas

BRASIL. Lei nº 11.428 de 22 de dezembro de 2006. Dispõe sobre a utilização e proteção da vegetação nativa do bioma Mata Atlântica, e dá outras providências. Brasília, 22 Dez 2006.

SERGIPE. Decreto nº 13.713 de 14 de junho de 1993. Institui a criação da Área de Proteção Ambiental Morro do Urubu. Aracaju, 14 Jun 1993.

h) documentos governamentais ou empresariais

BRASIL. Diretrizes e prioridades do plano de ação para implementação da Política Nacional da Biodiversidade. Brasília: MMA, 2006.

PETROBRAS. Indicadores de desenvolvimento sustentável: campos de petróleo e gás 2008. Rio de Janeiro: CENPES, 2009. MMA; MEC. Coletivos jovens de meio ambiente: manual orientador. Brasília: Dreams, 2005.

i) Artigos de periódicos on-line

MALOFF, Joel. A internet e o valor da “internetização”. Ciência da Informação, Brasília, v. 26, n. 3, 1997. Disponível em: <http://www.ibict.br/cionline/&gt;. Acesso em: 18 mar. 1998.

12. As ideias contidas nos trabalhos são de inteira responsabilidade dos autores.

13. O envio de artigo significa que o seu autor estará cedendo gratuitamente seus direitos autorais à revista para publicação.

14. A identificação de autoria do arquivo para avaliação foi removida e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, para avaliação por pares às cegas.

Verificação de itens para submissão

Como parte integrante do processo de submissão, os autores deverão verificar a conformidade com os itens abaixo:

– A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista

– Declaro que meu artigo não foi publicado na íntegra em outro periódico.

– Aceito submeter o meu artigo as normas da Revista de Administração Dom Alberto.

– Aceito publicar meu artigo sem nenhuma remuneração.

Declaração de Direito Autoral

Por meio deste instrumento, em meu nome — e em nome dos demais autores porventura existentes —, cedo os direitos autorais do referido artigo à Faculdade Dom Alberto e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso, submeterá o infrator as sanções e penais previstas na Lei de proteção de Direitos Autorais (n.9609 de 19/02/98). A declaração deverá ser enviada em anexo no e-mail, com os arquivos dos artigos para avaliação.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou à terceiros.

Edição Atual

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Revista de Administração Dom Alberto v. 4, n. 1, 2017

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