;

Extração de DNA de Frutas

img-20171120-wa0027

Nov 2017

A descoberta da estrutura do DNA foi realizada a pouco mais de 50 anos, e hoje assistimos a um espantoso avanço nesta área de pesquisa. As discussões sobre o DNA estão em toda parte: clonagem, alimentos transgênicos, testes de paternidades; são várias as aplicações desse novo conhecimento, que também levanta questões éticas fundamentais que os cientistas tentam responder.

Extrair DNA parece muito complicado, no entanto não é. De fato pode-se realizar um procedimento para extração de DNA com coisas comuns que estão presentes na cozinha. Podemos observar em 40 minutos aquilo que os cientistas levaram muitos anos para descobrir, embora nesta atividade se utilizem procedimentos e instrumentos muito simples que não permitindo a separação do DNA de proteínas, possibilita apenas a visualização do conteúdo nuclear, sob a forma de filamentos brancos. Esta pratica laboratorial usa um processo semelhante ao utilizado pelos cientistas quando começaram as primeiras investigações sobre DNA. Para isolar o DNA os cientistas separaram-no dos outros componentes celulares. As células foram fragmentadas e o DNA separado do conteúdo lipídico das membranas da célula.

Atividade desenvolvida pelos alunos do 5ºano do Colégio Dom Alberto.

Rede de ensino Dom Alberto
Forme turma de Graduação EAD em sua cidade e conte com uma equipe especializada para auxiliar no crescimento de suas turmas, com a melhor remuneração do mercado.