Como Levar a Copa do Mundo para a Escola

Prática de futebol de botão, discussão sobre a modalidade feminina e reflexão sobre o esporte são algumas das possibilidades que você pode explorar em sala de aula. A cada quatro anos, o Brasil se mobiliza em torno da Copa do Mundo de futebol masculino, faltando poucos dias para edição de 2018, a ser realizada entre os dias 14 de junho e 15 de julho, na Rússia, o assunto já toma as ruas e a mídia. O mesmo acontece nas escolas, que não ficam alheias ao movimento e também já entram no clima do evento esportivo.

Como os professores podem aproveitar o tema Copa do Mundo em suas disciplinas? Quais disciplinas podem abordar o assunto?

Assim sendo, vejamos alguns ilustrativos pequenos exemplos, pois poderíamos ter muitos, dependendo do ano (idade dos alunos) em que se estará trabalhando a teia do projeto interdisciplinar:

EDUCAÇÃO FÍSICA – Pode discutir o conceito copa do mundo, sua história, principais ídolos ao longo dos tempos, esquemas táticos, gols fantásticos, gols duvidosos, curiosidades… Seria interessante o desenvolvimento de uma simulação de copa entre a turma, onde os alunos seriam divididos nas seleções e jogariam uma mini copa, no formato de torneio Inter Classes, ou mesmo somente dentro das turmas, simulando uma mini copa do mundo, sendo que também cada equipe poderia apresentar uma pesquisa sobre o país que está representando.

MATEMÁTICA – Pode construir gráficos de desempenho do próprio campeonato citado acima, ou mesmo coletar dados das várias copas e brincar de explorá-los, descobrindo o que os números podem dizer sobre a história das copas e até mesmo, pode aprender a controlar e atualizar uma tabela.

PORTUGUÊS – Trabalhar com vários livros sobre futebol, ou mesmo com as maravilhosas crônicas de Nelson Rodrigues, ou mesmo do inesquecível Armando Nogueira. Também se pode trabalhar com textos jornalísticos, biografias de ex-jogadores como Mané Garrincha, Pelé e até mesmo, na produção de textos informativos, ou no formato de crônicas esportivas, a partir da mini copa desenvolvida pelos alunos na escola. Logo eles simulariam ser jornalistas, tanto da imprensa escrita, como da televisiva (a partir da filmagem de entrevistas com a própria câmera dos celulares do alunos).

BIOLOGIA – Junto ao professor de Educação Física, pode desenvolver com os alunos mais velhos as questões sobre fisiologia (ou biologia) do exercício, a partir de temas como: suor, a influência do calor e da altitude, os limites do corpo, as questões do inato e do adquirido, ou mesmo um controle, por meio de pesquisas simples, sobre o gasto calórico dos alunos durante a disputa da mini copa do mundo na escola.

HISTÓRIA – A relação entre revolução industrial e a gêneses do futebol, a história das copas e suas relações políticas e econômicas ao longo dos tempos. A influência dos ditadores nas copas, em especial de Mussolini na Copa de 34, ou mesmo, pensando nos alunos menores, contar as histórias das copas, fazendo relações com os contextos de tempo, ou seja, o que estava acontecendo no mundo durante a copa de 1930.

GEOGRAFIA – A geografia dos países: Onde se localizam, qual a língua, costumes, características culturais marcantes ou mesmo, semelhanças e diferenças entre os países que irão se confrontar que na copa ou na mini copa do mundo escolar.

ARTES – As cores dos países, seus uniformes, mascotes, bandeiras, ou mesmo a construção de símbolos.

O projeto depende exclusivamente da criatividade dos professores e das relações que se estabelecem entre eles, suas disciplinas, os alunos e seus anseios. As vantagens de trazer a discussão sobre a Copa do Mundo é obviamente o futebol popular para a sala de aula é ímpar, pois poderia dizer que a discussão não é apenas vantagem, e sim necessidade, devido ao fato do futebol ser a maior modalidade de esporte do Brasil.