5 Perguntas mais Frequentes em uma Entrevista de Emprego

Para selecionar profissionais, as empresas estão apostando cada vez mais em entrevistas comportamentais, que investigam a postura e atitudes do candidato. Nesse tipo de entrevista, cada vez mais comum, alem das habilidades e conhecimentos adquiridos através dos estudos ou das experiências profissionais anteriores, é preciso estar preparado para responder com clareza e sinceridade a perguntas mais profundas, às vezes sobre situações difíceis que o candidato enfrentou. Para ajudar nessa preparação, reunimos as cinco perguntas que os recrutadores mais costumam fazer, o que eles querem saber com cada uma delas e a melhor forma de estruturar as suas respostas.

As principais perguntas da entrevista de emprego

  • Como você se imagina daqui a 5 ou 10 anos?

Nesta pergunta, o objetivo do entrevistador é entender de que forma o candidato planeja a sua carreira e avaliar sua capacidade de planejamento a longo prazo. Neste momento, o entrevistador quer observar se o profissional tem planos para a carreira ou se está pensando só no agora.

A melhor forma de responder essa pergunta é demonstrar seus interesses em relação à empresa, sobre a intenção de construir uma carreira, se este for o caso, e que você está preparado para criar raízes e progredir dentro da organização.

  • Quais são seus pontos fortes e fracos?

Aqui, o recrutador quer observar se você consegue fazer uma autoavaliação e também se os seus pontos a desenvolver são compatíveis com a oportunidade em questão.

Para aumentar suas chances nessa hora, deve-se evitar respostas padrão como “eu sou muito ansioso” ou “sou muito perfeccionista”, e apontar características que realmente são as suas. Citar um defeito – por exemplo – e mostrar como vem trabalhando para melhorar pode ser uma boa opção de resposta. O mesmo raciocínio pode ser apicado aos pontos fortes, onde você e pode exemplificar como estes pontos auxiliam no desenvolvimento do seu trabalho.

  • Por que você deseja trabalhar nesta empresa?

Essa pergunta tem basicamente dois objetivos. O primeiro é saber o quanto o candidato pesquisou sobre a empresa. O segundo é saber o quanto os seus valores são compatíveis com os da organização.

Neste caso, o caminho é fazer é fazer uma boa pesquisa sobre a empresa. Visitar o site corporativo, as informações publicadas pela imprensa e também, sempre que possível, conversar com funcionários ou ex-funcionários da empresa.

  • Qual sua pretensão salarial?

O recrutador faz essa pergunta na entrevista de emprego para saber se a empresa tem condições de atender às suas expectativas financeiras.

Uma resposta adequada para esta pergunta é mencionar uma faixa salarial, e não um valor exato. É importante se mostrar aberto a negociação.

  • Como está o seu inglês?

Prepare-se porque o entrevistador com certeza vai querer continuar a conversa em inglês. O objetivo é verificar se o nível do candidato é compatível com o descrito no currículo..

  • Bônus

  • Não fique com dúvidas: pergunte tudo!
  • Jamais chegue atrasado para uma entrevista.
  • Não fale mal de alguém ou de outra empresa para o entrevistador, por mais que você se sinta tentado a isso – a entrevista não é o momento para isso.
Compartilhar:
Rolar para cima

Pesquisar